O “PODCAST” COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13210Resumo
O presente relato de experiência descreve uma prática de ensino através do formato podcast como ferramenta de letramento no ensino de História e na formação humana, diante da diversidade sociocultural existente sob a ética da alteridade. O propósito foi resgatar à oralidade, o protagonismo e a consciência crítica emancipatória do aluno, como processo educacional não formal, diante da complexidade da formação humana. A questão-problema desenvolveu-se em torno da ânsia de: “Como promover o protagonismo e a emancipação dos alunos nas aulas virtuais de História durante o período pandêmico através do letramento?” O objetivo geral foi o de analisar o uso do letramento dos alunos durante o período pandêmico. Para tanto, os objetivos específicos basearam-se em promover o protagonismo dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina de História e incentivar a consciência crítica emancipatória através da criação de podcasts. Trata-se de um estudo descritivo, acerca da temática abordada. Tal pesquisa, foi apresentada ao grupo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, no mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Conclui-se que as ações educativas por meio de podcasts foram de extrema importância para a construção e o resgate da consciência histórica. Para tanto, a base teórica elenca autores como (PINTO, 2011) no conceito de podcasts na educação, (ROJO, 2012) no conceito de multiletramentos, (LEE, 2006) no conceito de letramento histórico, (BURKE, 1992, 2017; LE GOFF, 2005) no conceito de “História Nova” e (RIBEIRO E ANASTÁCIA, 2006) na discussão sobre ensino de História.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.