O “PODCAST” COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13210

Resumo

O presente relato de experiência descreve uma prática de ensino através do formato podcast como ferramenta de letramento no ensino de História e na formação humana, diante da diversidade sociocultural existente sob a ética da alteridade. O propósito foi resgatar à oralidade, o protagonismo e a consciência crítica emancipatória do aluno, como processo educacional não formal, diante da complexidade da formação humana. A questão-problema desenvolveu-se em torno da ânsia de: “Como promover o protagonismo e a emancipação dos alunos nas aulas virtuais de História durante o período pandêmico através do letramento?” O objetivo geral foi o de analisar o uso do letramento dos alunos durante o período pandêmico. Para tanto, os objetivos específicos basearam-se em promover o protagonismo dos alunos em relação ao conteúdo da disciplina de História e incentivar a consciência crítica emancipatória através da criação de podcasts. Trata-se de um estudo descritivo, acerca da temática abordada. Tal pesquisa, foi apresentada ao grupo GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, no mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias na Universidade Estadual de Goiás – UEG. Conclui-se que as ações educativas por meio de podcasts foram de extrema importância para a construção e o resgate da consciência histórica. Para tanto, a base teórica elenca autores como (PINTO, 2011) no conceito de podcasts na educação, (ROJO, 2012) no conceito de multiletramentos, (LEE, 2006) no conceito de letramento histórico, (BURKE, 1992, 2017; LE GOFF, 2005) no conceito de “História Nova” e (RIBEIRO E ANASTÁCIA, 2006) na discussão sobre ensino de História.

Biografia do Autor

  • Jades Daniel Nogalha de Lima, UEG

    Mestrando em Gestão, Educação e Tecnologia (Stricto Sensu) pela UEG-GO. Especialista em Letramentos e práticas interdisciplinares (Lato Sensu) pela UnB-DF, em 2015. Especialista em Metodologia do Ensino de História (Lato Sensu) pela FSL-SP, em 2005. Graduado em Estudos Sociais com habilitação em História pela UPIS-DF, em 2002. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UDF-DF (2018). Membro GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade/UEG. Professor da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) desde 2003. Atuou como Tutor da Escola Fazendária - ESAF, nos anos de 2013 a 2015 na modalidade EaD. Participou da 4ª edição do ENEM (2015) como coordenador municipal, em Valparaíso/GO. Participou da 17ª edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, 2014. Participou como colaborador do Livro "Currículo em Movimento da Educação Básica" Ensino Fundamental Anos Finais" publicado pela Secretaria Educação do DF em 2014. Foi premiado em 3º Lugar no Concurso Nacional "Desafio Piquenique sustentável" promovido pela Rede Edukatu, em 2015. Atualmente atual como professor de História com turmas do Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Educação do DF, desde 2003.

  • Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (1999), especialista em Língua Portuguesa (2002), em Metodologia de Ensino (2004), em Docência Universitária (2006), Mestre em Educação com área de concentração em Psicanálise (2007), Mestre em Educação pela PUC Goiás na linha de pesquisa Educação e Sociedade (2013), Doutora em Educação pela UnB (2019) e Pós-doutora em Educação pela PUC Goiás (2019). Coordenadora do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Foi Gerente de Extensão da Universidade Estadual de Goiás (2012 - 2014). É professora da UEG desde 2002. É pesquisadora e extensionista. Tem vários capítulos de livros publicados e inúmeros artigos em anais de eventos e periódicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e trabalho pedagógico pelo currículo, processos didático-pedagógicos e extensão universitária.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação