AS QUATRO ESTAÇÕES E O CONTEXTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13184Resumo
A pandemia Covid-19 trouxe inúmeros desafios para o mundo, e, neste escrito, haverá um recorte quanto às implicações no âmbito da educação. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa. Por meio de uma escrita científico-poética, metaforicamente, perpassamos as quatro estações do ano, em seus contextos e complexidades, principalmente, na rotina docente. Houve distanciamentos sociais ainda mais complexos durante o percurso pandêmico, em que inúmeros professores adoeceram e/ou sentiam-se sós, diante de um contexto de isolamento. Nesse sentido, a solidão por trás das câmeras, além de toda a inserção tecnológica na prática docente, foi um dos grandes desafios que a pandemia trouxe para o cenário educacional. De um lado, o ensino precisava continuar, de outro, inúmeros estudantes não estavam presentes nas salas digitais e, quando estavam, muitos sequer participavam. Muito foi debatido e analisado na perspectiva do papel do estudante nesta perspectiva, mas pouco foi refletivo no contexto dos professores. São nessas inquietações e reflexões que esse artigo é construído, na compreensão de estações que foram, são e virão, lançando possibilidades de reestruturações para o momento atual, em processo pós-pandêmico.
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