AS QUATRO ESTAÇÕES E O CONTEXTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13184

Resumo

A pandemia Covid-19 trouxe inúmeros desafios para o mundo, e, neste escrito, haverá um recorte quanto às implicações no âmbito da educação. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica de abordagem qualitativa. Por meio de uma escrita científico-poética, metaforicamente, perpassamos as quatro estações do ano, em seus contextos e complexidades, principalmente, na rotina docente. Houve distanciamentos sociais ainda mais complexos durante o percurso pandêmico, em que inúmeros professores adoeceram e/ou sentiam-se sós, diante de um contexto de isolamento. Nesse sentido, a solidão por trás das câmeras, além de toda a inserção tecnológica na prática docente, foi um dos grandes desafios que a pandemia trouxe para o cenário educacional. De um lado, o ensino precisava continuar, de outro, inúmeros estudantes não estavam presentes nas salas digitais e, quando estavam, muitos sequer participavam. Muito foi debatido e analisado na perspectiva do papel do estudante nesta perspectiva, mas pouco foi refletivo no contexto dos professores. São nessas inquietações e reflexões que esse artigo é construído, na compreensão de estações que foram, são e virão, lançando possibilidades de reestruturações para o momento atual, em processo pós-pandêmico.

Biografia do Autor

  • Thiago Augusto Narikawa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Especialização em Docência Universitária (UEG).  Graduação em Letras (UVA). Graduação em Relações Internacionais (PUC-GO). Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Eliézer Reis Vicente, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Letras (UEG). Anápolis, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação