EDUCAÇÃO E ESCOLA

REFLETINDO SOBRE SEUS SENTIDOS E FINALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13173

Resumo

Este ensaio se propõe a refletir sobre o contrassenso educacional contemporâneo, que adota e insere, de forma irracional e ideológica, a concepção empresarial na conjuntura educacional brasileira. Para tanto, a discussão toma como ponto de partida um retorno teórico aos princípios gregos e ao ideal de Educação por eles inaugurado, a paideía, como forma de contrastar com o que se tem hoje instituído. Tal esforço intelectual se demonstra necessário, uma vez que a sociedade contemporânea tem se orientado por outros ideais. Sobretudo após a ascensão e consolidação do capitalismo, no início da modernidade, houve um rompimento com a concepção clássica de conhecimento e formação do homem, de modo que a primazia pela dimensão humana de outrora cedeu lugar à instrumentalização do pensamento. Com efeito, essa nova orientação foi acarretadora de mudanças na maneira de se viver, bem como de conceber Educação e escola, já que ambas passaram a se alinhar aos interesses econômicos e técnicos. Contudo, no tempo presente, em que a pandemia da COVID-19 está em curso, este movimento de transformações tem se firmado e se reproduzido de forma ainda mais ampla, mobilizando profundas alterações nos sentidos da Educação e, consequentemente, da escola. A partir das reflexões ocasionadas por este estudo foi possível apreender que as finalidades da escola, antes residindo na noção de paideía e, portanto, comprometida com a formação e emancipação humana, ganha nova roupagem, na contemporaneidade, transformando-se e se invertendo, uma vez que tende a se alinhar com a racionalidade técnica e econômica que rege o mundo moderno.

Biografia do Autor

  • Hortencia Matias de Castro, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Goiás (PPGE/UEG-Inhumas). Bolsista do Programa Interno de Bolsas da UEG. Professora da Educação Básica da rede Municipal de Educação de Jaraguá – GO. Docente do Colégio Tecnológico de Goiás - Cotec/Jaraguá.

  • Janaína Walkíria Brito e Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Goiás (PPGE/UEG-Inhumas). Bolsista do Programa Interno de Bolsas da UEG. Professora da Educação Básica da rede Municipal de Educação de Anápolis - GO.

  • Made Júnior Miranda, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUCGO e PPGE/UEG/INHUMAS).

    DOUTORADO em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GO - orientação Prof. Dr. José Carlos Libâneo) com DOUTORADO SANDUÍCHE (PDSE - CAPES) na Faculté de Médecine, Département des Sciences de la Motricité, Universite de Liège - Bélgica (ULg - co-orientação Prof. Dr. Marc Cloes). PÓS-DOC junto ao Programa de Pós graduação em Educação, da USP/FFCLRP (supervisão - Profª Drª Elaine Sampaio Araújo). PÓS-DOUTORADO em educação pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD) da CAPES junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Social (PPGE) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (supervisão - Profª Drª Mônica Kassar).

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – GO).

    Universidade Estadual de Goiás (UEG).

    Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUCGO e PPGE/UEG/INHUMAS).

  • Taynara Reges Cardoso, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual de Goiás (PPGE/UEG-Inhumas). Graduada no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ano de 2019/02 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação