EDUCAÇÃO E ESCOLA
REFLETINDO SOBRE SEUS SENTIDOS E FINALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13173Resumo
Este ensaio se propõe a refletir sobre o contrassenso educacional contemporâneo, que adota e insere, de forma irracional e ideológica, a concepção empresarial na conjuntura educacional brasileira. Para tanto, a discussão toma como ponto de partida um retorno teórico aos princípios gregos e ao ideal de Educação por eles inaugurado, a paideía, como forma de contrastar com o que se tem hoje instituído. Tal esforço intelectual se demonstra necessário, uma vez que a sociedade contemporânea tem se orientado por outros ideais. Sobretudo após a ascensão e consolidação do capitalismo, no início da modernidade, houve um rompimento com a concepção clássica de conhecimento e formação do homem, de modo que a primazia pela dimensão humana de outrora cedeu lugar à instrumentalização do pensamento. Com efeito, essa nova orientação foi acarretadora de mudanças na maneira de se viver, bem como de conceber Educação e escola, já que ambas passaram a se alinhar aos interesses econômicos e técnicos. Contudo, no tempo presente, em que a pandemia da COVID-19 está em curso, este movimento de transformações tem se firmado e se reproduzido de forma ainda mais ampla, mobilizando profundas alterações nos sentidos da Educação e, consequentemente, da escola. A partir das reflexões ocasionadas por este estudo foi possível apreender que as finalidades da escola, antes residindo na noção de paideía e, portanto, comprometida com a formação e emancipação humana, ganha nova roupagem, na contemporaneidade, transformando-se e se invertendo, uma vez que tende a se alinhar com a racionalidade técnica e econômica que rege o mundo moderno.
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