MATEMÁTICA COMO DESOBEDIÊNCIA POLÍTICO-EPISTÊMICA

GIRO DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13137

Resumo

Este artigo discute, a partir de uma visão decolonial, o padrão hegemônico da Matemática em espaços de ensino institucional. Por noções como “matemática problematizadora” e “etnomatemática”, que questionam a Matemática institucional, desafiamos tanto a epistemologia do conhecimento matemático como opção única quanto a ontologia dos saberes, tendo em vista que todos os sujeitos, alunos e professores em espaços educacionais atravessam e são atravessados por uma Matemática hegemônica. Embora não neguemos essa Matemática, evidenciamos saberes outros com o intuito de legitimar diferentes caminhos para o ensino dessa linguagem. Apontamos para a necessidade de se fortalecer a construção de resistências e insurgências éticas, estéticas e políticas, no campo pedagógico, colocando a matemática em um plano coletivo e a serviço de lutas sociais, ontológicas e epistêmicas: uma desobediência político-epistêmica.

Biografia do Autor

  • Eliézer Reis Vicente, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: eliezervicentte@gmail.com

  • Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista PDEE/CAPES, tendo sido pesquisadora visitante no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-ILET). E-mail: luciadefreitas@hotmail.com

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Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação