O USO VARIÁVEL DO /R/ EM CODA EXTERNA

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO

Autores

  • Rosely Lopes de Freitas
  • Jannaina Reis Ferreira
  • Marília Vieira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12961

Resumo

O presente artigo, ancorado em uma perspectiva decolonial, dedica-se a refletir sobre propostas interventivas de ensino de língua materna, desenvolvidas no âmbito do Subprojeto do PIBID/Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, observa-se que as normas culta e popular revelam muitas semelhanças e, para evidenciar tais similitudes, foram elaboradas quatro atividades em que se enfatiza o uso variável de /R/ em coda externa no Português Brasileiro, cuja aplicação foi idealmente planejada para o oitavo do Ensino Fundamental. A teia teórica da Sociolinguística aplicada ao ensino é complementada com cartas do Atlas Linguístico do Brasil (CARDOSO et al, 2014) e com as contribuições de Monaretto (2002). As atividades propostas estão fundamentadas nos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004), bem como na gramática de três eixos (VIEIRA, 2017), com o objetivo de descrever o uso variável do fenômeno supramencinado. Os resultados corroboram que o trabalho com a reflexão linguística permite que o aluno possa compreender os fenômenos linguísticos, aprimorando sua competência comunicativa.

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Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Tema livre