ALFABETIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
POSSIBILIDADES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM MEIOS REMOTOS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12681Resumo
Este texto realiza um estudo exploratório sobre o trabalho dos professores alfabetizadores durante a pandemia do COVID19, e dialoga com a experiência laboral de uma professora alfabetizadora para refletir sobre alguns elementos essenciais do trabalho pedagógico em alfabetização. Para isso, parte de princípios da teoria da enunciação (Círculo de Bakhtin) e de estudos da perspectiva discursiva de alfabetização. São expostos os fundamentos da perspectiva enunciativo discursiva de alfabetização e apresentados alguns elementos para a organização do trabalho pedagógico no ensino remoto, com crianças que adentram o ensino fundamental aos 6 anos de idade. No âmbito da pandemia do COVID 19 (2020), o texto procura sublinhar que mesmo com o uso de novos instrumentos e novas ferramentas de ensino, é necessário garantir nas proposições para a alfabetização os mesmos princípios que regem o trabalho docente do alfabetizador em regime presencial, visto que mesmo no meio remoto se mantém a necessidade de tratar a língua escrita como meio de interação, atividade discursiva e trabalho simbólico.
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