ESTUDO DE PERIÓDICOS LITERÁRIOS ANTECEDENTES E METODOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12519Resumo
O artigo pretende apresentar e discutir alguns dos principais estudos do periodismo literário realizados em âmbito acadêmico, no Brasil do século passado, com destaque para a atividade promovida por Alfredo Bosi e José Aderaldo Castello na orientação de pesquisas de pós-graduação dedicadas ao tema, dentro da Universidade de São Paulo. Adicionalmente, ao tomar de impulso algumas das propostas apresentadas por Carlos Guilherme Mota e Sergio Miceli, em suas respectivas obras Ideologia da cultura brasileira (1933-1974): pontos de partida para uma revisão histórica (2008) e Intelectuais à brasileira (2001), a abordagem dedicará atenção à questão dos grupos de afinidade e sociabilidade intelectual nas publicações periódicas. Partindo do pressuposto de que a análise de periódicos literários representa eixo fundamental no esforço de compreensão do momento histórico, posto que jornais e revistas corporificam local privilegiado para a veiculação crítica e ideológica de empreendimentos estéticos e políticos e, de posse do manancial teórico explorado, o artigo esboçará uma proposta para o estudo de periódicos do século 20 além de discutir possíveis caminhos para a atividade no século 21.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.