O ENSINO COMO MEDIAÇÃO ENTRE ENSINAR E APRENDER A DOCÊNCIA:

O PAPEL DA PROFESSORA SUPERVISORA NO PIBID

Autores

  • Luciana Nogueira da Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12498

Resumo

A docência é uma atividade profissional que no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se apresenta como objeto de aprendizagem dos bolsistas, nessas condições, a Professora Supervisora, em sua atividade laboral medeia o conhecimento rumo a formação de professor no contexto do Programa. Assim o referido artigo tem como objetivo, elencar as atividades desenvolvidas pela Professora Supervisora que se caracterizam como mediação no processo de aprendizagem da docência no contexto do Pibid. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento desta pesquisa seguem o caminho do estudo de caso Yin (2000) e Triviños (1987), se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa Bogdan e Biklen (1994) e se efetiva por meio da observação participante de acordo com Yin (2000). O principal embasamento teórico está fundamentado em Saviani (2009; 2011), Martins (2013), Sforni (2008) e seus estudos do desenvolvimento do psiquismo formatado em Vygosky (2001), Leotiev (1978) e Luria (1991). Os resultados indicam que a Professora Supervisora compreende o seu papel como formadora de professor no contexto do Pibid e medeia atividades cujo objetivo é inserir os pibidianos no contexto escolar e no exercício da docência de modo a contribuir significamente para o desenvolvimento profissional desses estudantes.

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Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp