O CONHECIMENTO PRÉVIO NA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

Autores

  • Liliam Oliveira
  • Gustavo Barbosa Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Cleisa Maria Coelho Braga Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12497

Resumo

O seguinte trabalho apresenta um estudo de caso sobre o conhecimento prévio e seu uso na construção da redação dissertativa-argumentativa utilizada pelo ENEM. Nesta vertente, o objetivo do artigo foi compreender o que o conhecimento pode tanger, além de pesquisar sobre as cinco competências do exame para fazer uma relação entre ambos os temas, de maneira a elaborar uma fórmula de análise textual, que por sua vez foi aplicada na dissertação de um dos alunos da escola campo onde o PIBID aconteceu.

Biografia do Autor

  • Liliam Oliveira
    Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade de Mogi das Cruzes (2001) e mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Língua Portuguesa e Linguística. É coordenadora de TC- Trabalho de Curso de Letras. É professora do curso Graduação em Letras e do curso de Pós-graduação Lato Sensu "Letramento, Produção de Sentidos e Escrita" da UEG - Câmpus de Iporá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia linguística, língua portuguesa, metáfora e leitura.
  • Gustavo Barbosa Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Gustavo Barbosa Silva, 23 anos, é aluno graduando do quinto período de letras da Universidade Estadual de Goiás campus Iporá, participa do projeto de iniciação cientifica de docência pela mesma, atuando como corretor de redações, professor auxiliar e ministrante de aulas em sua escola campo. Além disso, é monitor e professor de inglês no centro de idiomas da UEG. Participou com aproveitamento do monitoramento de inglês em sala de aula, do projeto de extensão ofertado para correção de redações do Enem, do projeto de extensão para correções de redações no geral, dos cursos de inglês intermediário e conversação e do PIBID ofertados pela instituição.

  • Cleisa Maria Coelho Braga, Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco

    ossui especialização em Língua Portuguesa e Literaturas, Psicopedagogia Institucional e Inclusiva e em Proeja, graduação em Letras, Português/Inglês, pela FECLIP ( atual UEG- Campus Iporá) (1994).Graduação e Pedagogia pela FACIBRA/ ITEG; Experiência nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase em Prática de Ensino de Língua Portuguesa , Teoria Literária, Literatura Brasileira e Goiana e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, atuando nos temas: licenciatura, Língua Portuguesa, Literaturas e Estágio Supervisionado. Apresenta formação e atuação nas áreas presenciais e a distância.Participante da elaboração da ementa da disciplina de Introdução à Linguística( Unuead). Atua como docente nos ensinos:Fundamental,Médio, EJA e superior . Docente temporária no ensino superior - UEG - Campus Iporá de 2005 a 2019. Docente nas áreas da linguagem bem como na de formação de professor em cursos de especializações. Atuou como Coordenadora do NEP ( Núcleo Estratégico Pedagógico) na FAI ( Faculdade de Iporá). Atua como professora de cursinhos preparatórios de Redação e Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp