EXPERIÊNCIA DO PIBID 2020 – 2021: O ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Autores

  • Rosalina Maria de Lima Leite do Nascimento UEG
  • Divania Oliveira Antunes

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12491

Resumo

Este trabalho é o resultado de pesquisa qualitativa bibliográfica sobre a importância da formação do professor de matemática e as contribuições do PIBID para essa formação. Traz também o relato da experiência vivenciada no PIBID de Matemática do campus CET durante a pandemia do Coronavírus. No período de outubro de 2020 a setembro de 2021 as atividades do PIBID foram desenvolvidas de forma remota em função do distanciamento social provocado pela pandemia. Esse foi um período de mudança radical e repentina na educação, uma vez que as escolas não estavam preparadas para o ensino a distância e faltavam recursos, tanto para os professores como para os alunos, especialmente os da escola pública, que geralmente são provenientes de famílias de baixa renda. Para o PIBID, a inovação também foi inesperada; até então as atividades aconteciam de forma presencial na escola campo e, a partir de tal acontecimento, as mudanças foram necessárias. As dificuldades eram enormes no início, mas aos poucos o que parecia ser impossível começou apresentar resultados interessantes. Os alunos pibidianos conquistaram a confiança dos professores, e auxiliaram bastante no ensino remoto e no uso das tecnologias indispensáveis ao processo. Como diversos docentes tinham resistência ou não sabiam utilizar alguns recursos tecnológicos, os alunos contribuíram significativamente, tanto na gravação de vídeos como no uso de plataformas como o Zoom e o Meet, seleção de aplicativos, entre outros. Muitas adaptações foram necessárias, mas a percepção alcançada é que embora as barreiras tenham surgido, as soluções também não tardaram em acontecer.

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Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp