EXPERIÊNCIA DO PIBID 2020 – 2021: O ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12491Resumo
Este trabalho é o resultado de pesquisa qualitativa bibliográfica sobre a importância da formação do professor de matemática e as contribuições do PIBID para essa formação. Traz também o relato da experiência vivenciada no PIBID de Matemática do campus CET durante a pandemia do Coronavírus. No período de outubro de 2020 a setembro de 2021 as atividades do PIBID foram desenvolvidas de forma remota em função do distanciamento social provocado pela pandemia. Esse foi um período de mudança radical e repentina na educação, uma vez que as escolas não estavam preparadas para o ensino a distância e faltavam recursos, tanto para os professores como para os alunos, especialmente os da escola pública, que geralmente são provenientes de famílias de baixa renda. Para o PIBID, a inovação também foi inesperada; até então as atividades aconteciam de forma presencial na escola campo e, a partir de tal acontecimento, as mudanças foram necessárias. As dificuldades eram enormes no início, mas aos poucos o que parecia ser impossível começou apresentar resultados interessantes. Os alunos pibidianos conquistaram a confiança dos professores, e auxiliaram bastante no ensino remoto e no uso das tecnologias indispensáveis ao processo. Como diversos docentes tinham resistência ou não sabiam utilizar alguns recursos tecnológicos, os alunos contribuíram significativamente, tanto na gravação de vídeos como no uso de plataformas como o Zoom e o Meet, seleção de aplicativos, entre outros. Muitas adaptações foram necessárias, mas a percepção alcançada é que embora as barreiras tenham surgido, as soluções também não tardaram em acontecer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.