PIBID PEDAGOGIA UEG/INHUMAS:
UM DIÁLOGO SOBRE HABITUS DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL E LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12485Resumo
O presente texto tem como objetivo problematizar o subprojeto Pedagogia Universidade Estadual de Goiás (UEG) da Unidade Universitária (UNU) Inhumas vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) quanto aos aspectos legais e conceituais que constituem a trajetória desse subprojeto que, mesmo em cumprimento às prerrogativas de três editais Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a saber Edital nº 061/2013, Edital nº 06/2018, Edital nº 2/2020, apresenta especificidades pedagógicas alicerçadas pelas concepções de formação docente e infância, alinhadas à compreensão que a relação entre a universidade e a educação básica na formação docente inicial deve ser coesa e colaborativa. As autoras apresentam um breve retrospecto histórico, legal e conceitual do Pibid Pedagogia UEG/UNU Inhumas, com zelo no relato do percurso, ou seja, são três olhares distintos narrando a mesma história: uma ex-bolsista de iniciação à docência, que integrou o primeiro subprojeto do Pibid; a professora supervisora da segunda edição e a professora coordenadora que participou dos três subprojetos. O trabalho retoma algumas das referências teóricas que subsidiaram os encontros formativos, sobretudo, Pierre Bourdieu, Paulo Freire, Luciana Esmeralda Ostetto e Antonio Candido. Por fim, o artigo considera que o PIBID, bem como o subprojeto Pedagogia, sofreram alterações importantes no decorrer das três edições. No entanto, as autoras concluem que as concepções estruturantes do fazer pedagógico seguiram coerentes com as perspectivas formativas do curso de Pedagogia da UEG/UNU Inhumas, mesmo em face dos vieses pragmáticos em vigência na atual configuração do PIBID.
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