REALIDADE CULTURAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE INGLÊS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Valdilene Elisa da Silva UEG
  • Mariana de Oliveira Borges
  • Diego Henrique dos Santos
  • Lara Kamyla Paulina Falcão

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12484

Resumo

Neste estudo, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, faz-se uma análise das praxiologias significativas da Língua Inglesa adotadas nas aulas e nas oficinas na escola-campo. O projeto foi realizado em parceria com uma escola municipal da cidade de Porangatu, Goiás, de 2018 a 2020, e integrou bolsistas, voluntários e professoras, considerando sempre a realidade cultural dos alunos. Consequentemente, a problemática principal do estudo esteve centrada no desinteresse e no desconhecimento da importância desse idioma por parte dos alunos, cujos motivos destacam-se como hipóteses a baixa autoestima, a vergonha da condição linguística e o meio cultural. Partindo-se da premissa de que a Língua Inglesa pode proporcionar novos horizontes no futuro desses alunos, buscou-se levantar conhecimentos contextualizados e significativos que contribuíram para a formação do perfil docente dos pibidianos. Tomou-se como fundamentos as ideias defendidas por Ausubel (1982 apud PELIZZARI, 2002), Rajagopalan (2003), Bauman (2005, 2013), Guerreiro (2005) e Gomes, (2011), além de outros autores. Assim, neste artigo propõem-se praxiologias significativas e contextualizadas, a fim de despertar o interesse do aluno para o idioma, encontrando sentido no processo de ensino e aprendizagem. 

Palavras-chave: PIBID. Língua inglesa. Realidade cultural. Aprendizagem significativa. Oficinas. 

 

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Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp