REALIDADE CULTURAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE INGLÊS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12484Resumo
Neste estudo, viabilizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, faz-se uma análise das praxiologias significativas da Língua Inglesa adotadas nas aulas e nas oficinas na escola-campo. O projeto foi realizado em parceria com uma escola municipal da cidade de Porangatu, Goiás, de 2018 a 2020, e integrou bolsistas, voluntários e professoras, considerando sempre a realidade cultural dos alunos. Consequentemente, a problemática principal do estudo esteve centrada no desinteresse e no desconhecimento da importância desse idioma por parte dos alunos, cujos motivos destacam-se como hipóteses a baixa autoestima, a vergonha da condição linguística e o meio cultural. Partindo-se da premissa de que a Língua Inglesa pode proporcionar novos horizontes no futuro desses alunos, buscou-se levantar conhecimentos contextualizados e significativos que contribuíram para a formação do perfil docente dos pibidianos. Tomou-se como fundamentos as ideias defendidas por Ausubel (1982 apud PELIZZARI, 2002), Rajagopalan (2003), Bauman (2005, 2013), Guerreiro (2005) e Gomes, (2011), além de outros autores. Assim, neste artigo propõem-se praxiologias significativas e contextualizadas, a fim de despertar o interesse do aluno para o idioma, encontrando sentido no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: PIBID. Língua inglesa. Realidade cultural. Aprendizagem significativa. Oficinas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.