UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

CONCEPÇÕES E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12469

Resumo

A pandemia da covid-19 impôs às escolas uma forma diferente de interagir com os processos de ensino-aprendizagem. Foi necessário sair do ambiente físico e inserir-se no ambiente virtual. Esta pesquisa teve como objetivos averiguar as percepções de uma docente alfabetizadora quanto aos impactos da pandemia, do isolamento social e do ensino remoto em sua atuação profissional e analisar as concepções de alfabetização presentes na sua prática pedagógica. O estudo contou com a participação de uma docente e 25 crianças de ambos os sexos do 1º ano do ensino fundamental de uma cidade goiana. Foram elencados os procedimentos de observação livre de aula virtual e entrevista presencial com a docente. Durante as observações, foram tomadas notas, realizadas gravações de aulas em áudio e vídeo, e feitas imagens e registros de atividades. Também foram recolhidas atividades impressas realizadas pelas crianças. Verificaram-se impactos psicológicos sofridos pela docente, como insegurança, estresse, ansiedade e instabilidade emocional. A docente precisou lidar com o acúmulo de tarefas e reinventar a prática pedagógica, adquirindo novas habilidades com ferramentas tecnológicas. Diante dos desafios, ela se mostrou otimista e proativa. Quanto à concepção de alfabetização, constatou-se que subjaz às atividades pedagógicas propostas com forte ênfase na memorização de letras e sílabas, o que remonta aos métodos tradicionais de alfabetização, analíticos ou sintéticos, presentes em cartilhas silábicas. Conclui-se que a proposta de trabalho pouco difere do que a docente faria de forma presencial, em face da sua concepção de alfabetização.

Biografia do Autor

  • SONIA BESSA, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva  da  Universidade Estadual de Goiás. UEG atuando no curso de pedagogia do campus Formosa. 

  • Giovana Rodrigues Alves, Universidade Estadual de Goiás.

    Estudante de Graduação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UNU Formosa. Bolsista do Programa Institucional Iniciação a Docência PIBID.

  • Henrique Santos Andrade, Universidade Estadual de Goiás.

    Estudante de Graduação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UNU Formosa. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência - CAPES. 

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Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp