CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS/LÚDICAS NO PIBID DE MATEMÁTICA

Autores

  • Claudimary Moreira Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás, UnU Iporá
  • Fernanda Monteiro Mariano

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12467

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das atividades dos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/UnU Iporá realizadas em uma escola pública do Ensino Fundamental II. O objetivo foi identificar em que aspectos as metodologias ativas/lúdicas realizadas no PIBID contribuíram para a aprendizagem matemática dos alunos da escola e na formação profissional dos bolsistas do Pibid. A pesquisa se dividiu em cinco etapas dentre as quais se destacaram aquela em que se deram quatro conjuntos de aulas, que foram chamados subprojetos: “Liveworksheets: um recuso lúdico no ensino de matemática”, “Modelagem Matemática no trabalho remoto do Pibid: reflexões acerca dos desafios de ser mulher no Brasil”; “A Resolução de Problemas como estratégia de aprendizagem”; “Os aplicativos educacionais de celulares e smartphones: contribuições no aprender e desafios do ensinar matemática”. A docência coparticipativa entre acadêmicos, supervisor e professores parceiros propiciou formação para ambas as partes, assim como para os alunos da escola.

Biografia do Autor

  • Fernanda Monteiro Mariano

    Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, com duas pós graduações na área educacional, uma em Educação de Surdos – LIBRAS pela Faculdade de Iporá, e a outra em Ensino de Matemática e ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano. Atua na rede estadual como professora no ensino fundamental anos finais.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp