O PIBID DE GEOGRAFIA:

EXECUÇÃO NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Edson Silva Batista

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12451

Resumo

A profissão docente envolve o diálogo com o outro. O que implica gatilhos e dispositivos corporais, afetivos, racionais. O objetivo desse texto é palmilhar os desafios de execução do PIBID de Geografia dentro do ensino remoto, tendo como pressuposto a pedagogia histórico/crítica, a teoria histórico/cultural. Para tanto, se utilizou de pesquisas bibliográfica, documental, de campo. Há uma obliteração do espaço/tempo compartilhado da escola, da sala de aula, convertidas em espaços-rede. Os equipamentos informacionais, as plataformas de aprendizagem online padronizam, estandardizam o trabalho docente. De algum modo, condicionam o método de ensino, as metodologias de aprendizagem, que convergem para o neotecnicismo. A técnica em seu matiz político direciona o que ensinar, como ensinar. O encontro, a mediação, a cooperação, a negociação de conceitos, a internalização, a síntese, a catarse, aspectos fundamentais da pedagogia histórico/crítica, da teoria histórico/cultural são restringidos. Com isso, dificulta o ensino de Geografia desenvolvido a partir dos conceitos e categorias.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp