DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12243Resumo
A formação continuada do professor é uma preocupação do poder público, por ser a base para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, algumas políticas públicas têm sido elaboradas com o objetivo de estimular a inclusão de alunos portadores de deficiência nas instituições de ensino, porém, alguns entraves têm sido detectados, sobretudo no que diz respeito à formação de professores para trabalhar com esse alunado. Neste estudo, relata-se a experiência de inclusão de alunos com deficiência realizada em uma instituição de educação superior do Mato Grosso do Sul, a partir de percepções de alunos e professores e considerando as práticas e relações estabelecidas pelos docentes quando no exercício da profissão. A metodologia empregada na pesquisa foi de caráter qualitativo, e consistiu na revisão da literatura e no relato de professores e alunos da IES investigada. O que se evidenciou foi que a capacitação dos professores para lidar com alunos deficientes em sala de aula ainda é insuficiente, o que sinaliza para a necessidade de um aprofundamento dos métodos de ensino, para que seja oferecida uma educação de qualidade a todos os alunos, sem exceção. Ainda, que existe na IES investigada um descompasso entre a política educacional e a prática em sala de aula.
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