DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12243

Resumo

A formação continuada do professor é uma preocupação do poder público, por ser a base para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, algumas políticas públicas têm sido elaboradas com o objetivo de estimular a inclusão de alunos portadores de deficiência nas instituições de ensino, porém, alguns entraves têm sido detectados, sobretudo no que diz respeito à formação de professores para trabalhar com esse alunado. Neste estudo, relata-se a experiência de inclusão de alunos com deficiência realizada em uma instituição de educação superior do Mato Grosso do Sul, a partir de percepções de alunos e professores e considerando as práticas e relações estabelecidas pelos docentes quando no exercício da profissão. A metodologia empregada na pesquisa foi de caráter qualitativo, e consistiu na revisão da literatura e no relato de professores e alunos da IES investigada. O que se evidenciou foi que a capacitação dos professores para lidar com alunos deficientes em sala de aula ainda é insuficiente, o que sinaliza para a necessidade de um aprofundamento dos métodos de ensino, para que seja oferecida uma educação de qualidade a todos os alunos, sem exceção. Ainda, que existe na IES investigada um descompasso entre a política educacional e a prática em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Yara Fonseca de Oliveira e SILVA, Universidade Estadual de Goiás, Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT-UEG, GO, Brasil.

    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988). Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Progrma Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG- IELT) da UEG. Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: políticas públicas, políticas educacionais, avaliação institucional, inclusão e diversidade.

  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros

    Licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação. Pós-doutora em Psicologia. Docente do Programa de Pós graduação em Ensino das Ciências/UFMS.

  • Nathália Gabriela de Souza Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Licenciada em Ciências Biológicas. Mestranda do Programa em Ensino das Ciências/UFMS.

  • Erica Peixoto

    Licenciada em Ciências Biológicas. Mestranda do Programa em Ensino das Ciências/UFMS.

Downloads

Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores, inclusão e Atendimento Educacional em Ambiente