ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12235Resumo
O texto analisa avanços e desafios do acesso de estudantes com deficiência à educação superior, no cenário de globalização e de políticas neoliberais, dos compromissos e acordos firmados pelo Brasil com a agenda internacional de Educação para Todos (1990) e com os princípios da Declaração de Salamanca (2004) que anunciaram um novo paradigma para a educação especial, o processo de inclusão. A partir do fosso das desigualdades no sistema capitalista, busca apreender as políticas de acesso, demostrando contradições presentes nesse movimento que interferem no acesso à educação superior. Nesse cenário, considerando as políticas de educação superior materializadas em diferentes governos, destacam-se as ações destinadas às pessoas com deficiência. A pesquisa apresenta dados sobre características do acesso desse grupo aos cursos de graduação no Brasil a partir de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, em um recorte temporal de 2013 a 2019 para a coleta das informações do Censo da Educação Superior, a partir das variáveis matrículas, vagas, modalidade do curso, ingresso, sexo, raça e grau acadêmico, por categoria administrativa e pessoa com deficiência. Os dados apontam um avanço no processo de inclusão da pessoa com deficiência em cursos superiores, principalmente no que se refere à ampliação de políticas destinadas a esse grupo; e os desafios emergem da necessidade de ampliação do acesso, que se destaca timidamente, e da falta de políticas de permanência, uma vez que o processo de inclusão ultrapassa o simples ingresso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.