TERRITÓRIOS DO CURRÍCULO POR ÁREAS DE CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12233Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre o currículo e a formação de educadores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela UFPA no Campus de Cametá, analisando o currículo em meio à disputa de territórios: o de colonialidades e reformas empresarias e os territórios de luta, raizistência e afirmação territorial amazônica, no âmbito da formação de educadores. Ancora-se na Epistemologia da Decolonialidade como paradigma de subversão e desobediência política, social e epistêmica ao padrão de poder moderno norte-eurocêntrico do capitalismo e das colonialidades do poder, ser, saber e natureza. Em seus resultados, privilegia o contraste entre o currículo imposto à formação de educadores no atual contexto político necrófilo, misantrópico e entrópico, diante do padrão mercadológico e empresarial que se impõem à educação pública; e o currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo que se territorializa em meio à interação e diálogos entre os conhecimentos científicos e os saberes tradicionais, mediados pela alternância pedagógica e pelas lutas camponesas, quilombolas e ribeirinhas que se realizam nos fóruns de educação do campo.
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