Os (DES) CAMINHOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO:
os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em discussão
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12212Resumo
A pesquisa tem por objetivo analisar as características da recém política de avaliação externa virtual in Loco, criada em 2021, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), tendo como mote, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais). O estudo de natureza qualitativa, tomou como fontes referenciais bibliográficos e documentais. A relevância da pesquisa se pauta na tratativa desse processo regulatório, destituído de ampla discussão com a comunidade acadêmica, em um momento pandêmico e de precarização da vida. A política da avaliação na educação superior tem se situado entre a essência da avaliação formativa e os ritos de controle regulatório do Estado. Os Institutos Federais apresentam características próprias que têm sido desconsideradas pelo INEP/MEC, como a verticalização e a multiplicidade de campi e identidades institucionais. A única avaliação externa virtual realizada em um dos Institutos Federais, resultou no conceito institucional de excelência. Este contexto põe em questão os procedimentos metodológicos e políticos da regulação e a necessidade de aprofundar esta política. O estudo aponta ainda, para a valorização acentuada dos recursos tecnológicos, pois podem interferir, sobremaneira, nos resultados avaliativos, em detrimento da cultura, da missão, dos valores e da identidade das Instituições de Educação Superior.
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