EDUCAÇÃO TERCIÁRIA
percepções iniciais de seus efeitos na Política de educação superior
Resumo
A contrarreforma do ensino superior evidencia a luta empreendida por aparelhos privados de hegemonia e intelectuais orgânicos do capital pela direção da Política de Educação Superior no Brasil. As transformações ocorridas nesse contexto são concorrentes com a proposição do projeto educação terciária, amplamente difundido por organismos internacionais. Diante disso, tomamos a educação terciária como objeto e seus efeitos na Política de Educação Superior como questão de investigação. Nosso objetivo é relacionar as mudanças ocorridas na Política de Educação Superior brasileira ao projeto de educação terciária de modo a explicitar seus vínculos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e finalidade explicativa cujos procedimentos técnicos são a pesquisa bibliográfica e documental que se utiliza da análise de fontes bibliográficas e da documentação. Resultados iniciais apontam para a implementação diversificada de políticas alinhadas à concepção de educação terciária para o ensino superior no Brasil, com efeitos mediatos e imediatos. De modo mais aparente, a implementação dos Cursos Superiores de Tecnologia tem se estabelecido como modelo interessado, imediatista e pragmático. Contudo, a adoção de um conjunto diversificado de instrumentos tem produzido um efeito de cerco às margens da política, infundindo hegemonia em torno da terciarização da educação superior.
Copyright (c) 2022 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.