MEMES:
EFEITOS DE SENTIDO NAS REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12012Resumo
As redes sociais disponibilizam informações sobre diversos assuntos. A tecnologia proporciona ferramentas para circulação de dizeres de forma onipresente e constante. O digital ressignifica a sociabilidade, produz uma linguagem própria e é condição de produção para discursos que se constituem na circulação. Nessa proposta de trabalho, selecionou-se o comunicador instantâneo WhatsApp para observação e escolha do corpus de análise, que é composto de uma decisão judicial sobre o assunto e por memes e meme stickers - discursos on-line, compostos por palavras e/ou imagens que podem ser copiados, reeditados e compartilhados. Este conjunto examinado foi posto a circular entre os meses de março e junho de 2020, envolvendo temáticas da política brasileira, em tempos de pandemia Covid-19. Com fundamentos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso, recorre-se principalmente aos preceitos de Michel Pêcheux, Eni Orlandi e Cristiane Dias, com o objetivo de compreender como esses discursos são formulados e se constituem, produzindo sentidos possíveis. Esse percurso reflexivo passa pelas definições de meme, pelos processos de textualização dos discursos e a digitalidade, pelos encontros com o olhar do outro, pelas relações de força, poder e contrapoder. Mobiliza-se, entre outras noções, as de discurso, condições de produção, memória, ideologia e autoria. Conclui-se que nos sentidos da leitura de memes algo escapa, vaza. A língua, a história e o sujeito se atravessam e são atravessados nos discursos produzindo diferentes sentidos. Este trabalho integra as atividades do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
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