RESULTADOS AFERIDOS POR INSTRUMENTOS DA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO TOCANTINS: PUBLICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11993Resumo
RESUMO: O artigo foi iniciado pela pressuposição de que a accountability aplicada na educação básica do Tocantins, que tem como principal instrumento de efetivação as avaliações em larga escala, objetiva sobre tudo, enaltecer os resultados considerados positivos para promoções das gestões, em detrimento das funções diagnosticas das demandas que precisam de atenções especiais das políticas públicas para promoções de ações no intuito em promover à oferta de uma educação de qualidade a sociedade. Desse modo, o artigo tem a sua fundamentação em uma abordagem qualitativa, por intermédio de analises bibliografias, além de pesquisa documental. As conclusões permitiram a percepção de indicativos da utilização dos resultados aferidos especialmente pelas avaliações em larga escala, dignificando os resultados considerados como bons e desconsiderando aqueles que não estejam dentro desse contexto, e que de fato precisam de intervenções de ações das gestões públicas, estabelecendo processos de premiações e responsabilizações.
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