RESULTADOS AFERIDOS POR INSTRUMENTOS DA ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO ESTADO DO TOCANTINS: PUBLICAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS RESULTADOS

  • CLAUDIUS VINICIUS SOUZA OLIVEIRA UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • MARIA JOSE PINHO UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo

RESUMO: O artigo foi iniciado pela pressuposição de que a accountability aplicada na educação básica do Tocantins, que tem como principal instrumento de efetivação as avaliações em larga escala, objetiva sobre tudo, enaltecer os resultados considerados positivos para promoções das gestões, em detrimento das funções diagnosticas das demandas que precisam de atenções especiais das políticas públicas para promoções de ações no intuito em promover à oferta de uma educação de qualidade a sociedade. Desse modo, o artigo tem a sua fundamentação em uma abordagem qualitativa, por intermédio de analises bibliografias, além de pesquisa documental. As conclusões permitiram a percepção de indicativos da utilização dos resultados aferidos especialmente pelas avaliações em larga escala, dignificando os resultados considerados como bons e desconsiderando aqueles que não estejam dentro desse contexto, e que de fato precisam de intervenções de ações das gestões públicas, estabelecendo processos de premiações e responsabilizações.

Biografia do Autor

MARIA JOSE PINHO, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Jornalismo, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia- EDUCANORTE.

Publicado
2021-11-22
Seção
Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio