Metodologias de ensino-aprendizagem: uma discussão sobre a formação de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.11925Resumo
Este texto procura refletir sobre formação superior, na área da enfermagem, a partir da discussão sobre metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Nesse sentido, apresentamos discussões de autores da área junto ao estudo da produção científica em Reuniões Anuais da Anped acerca da utilização das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Acrescenta-se a discussão das Diretrizes Curriculares do curso de Graduação em Enfermagem (2001). Verificou-se que as metodologias de ensino e aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Entre os aspectos abordados nos anais da Anped, a maioria (60%) apontam a utilização de uma metodologia problematizadora, visando uma educação emancipadora, destes, 40% são voltados ao campo da saúde, corroborando com a importância de métodos ativos na formação dos profissionais. Identificou-se também a relevância da inovação no processo educativo do docente apontada em 40% dos estudos. Dessa forma, entendemos que são necessários mais estudos sobre o tema, assim, este estudo permite avanço no entendimento acerca das metodologias de ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros.
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