Metodologias de ensino-aprendizagem: uma discussão sobre a formação de enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.11925

Resumo

Este texto procura refletir sobre formação superior, na área da enfermagem, a partir da discussão sobre metodologias ativas para uma aprendizagem significativa. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Nesse sentido, apresentamos discussões de autores da área junto ao estudo da produção científica em Reuniões Anuais da Anped acerca da utilização das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Acrescenta-se a discussão das Diretrizes Curriculares do curso de Graduação em Enfermagem (2001). Verificou-se que as metodologias de ensino e aprendizagem para formação de enfermeiros têm sofrido mudanças de modo a aproximar a teoria e a empiria. Entre os aspectos abordados nos anais da Anped, a maioria (60%) apontam a utilização de uma metodologia problematizadora, visando uma educação emancipadora, destes, 40% são voltados ao campo da saúde, corroborando com a importância de métodos ativos na formação dos profissionais. Identificou-se também a relevância da inovação no processo educativo do docente apontada em 40% dos estudos. Dessa forma, entendemos que são necessários mais estudos sobre o tema, assim, este estudo permite avanço no entendimento acerca das metodologias de ensino-aprendizagem na formação de enfermeiros.

Biografia do Autor

  • Juliana Stephanie Baina Pimentel, Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

    Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em Urgência e emergência com ênfase em cardiologia pela Fundação Santa Casa de Belo Horizonte, graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA (2017). Experiência profissional em preceptoria de estágio curricular do curso de Enfermagem, atuante nas áreas da atenção primária e Unidades de Urgência e Emergências.

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Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

Tema livre