POLÍTICAS E AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11861Resumo
A situação de pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe novos desafios à educação superior, principalmente no contexto das universidades públicas. Este trabalho tem como objeto de análise as políticas e ações institucionais desenvolvidas pela Universidades Federais da Região Centro-Oeste no período de atividades acadêmicas remotas desde março de 2020. O caminho metodológico da construção do texto organiza-se em duas etapas: a) revisão bibliográfica com foco no ensino remoto emergencial na educação superior, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) das publicações de 2020 e 2021; e b) análise documental com base nos documentos e sites institucionais das oito Universidades Federais da Região Centro-Oeste. Concluímos que as políticas e ações institucionais desenvolvidas pelas universidades no período de atividades acadêmicas remotas têm mantido a vida universitária em curso e possibilitaram uma reorganização pedagógica, tencionando constantes mudanças nas estratégias didáticas para gestão da aprendizagem nos espaços virtuais e trazendo novos desafios para inclusão digital e para formação continuada de professores e estudantes com vistas a permitir a participação e a construção de experiências de aprendizagem nesses espaços.
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