A Qualidade da Educação Profissional e Tecnológica

uma análise a partir de documentos e dados institucionais do IFG

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a perspectiva de qualidade de educação profissional e tecnológica (EPT) presente nos documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), verificando em que medida esses mantêm o alinhamento às concepções de sua criação e relação com os dados do Relatório Anual de Análise dos Indicadores de Gestão das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, de caráter descritivo e analítico, com abordagem qualitativa, que se utiliza da pesquisa documental como técnica de coleta de dados. Os resultados demonstram a evolução de dados institucionais, tendo em vista a perspectiva da democratização de um novo modelo de educação profissional e tecnológica, garantindo-se as condições de acesso, de permanência e de êxito dos seus estudantes, tendo em vista a formação omnilateral e para o mundo do trabalho, na inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, RME-Anápolis

Professora efetiva da Rede Municipal de Anápolis, atuando como coordenadora pedagógica na Escola Municipal Ayrton Senna da Silva. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN

Professora do Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás/UFG. Participante do Grupo de Estudos e pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Elka Cândida de Oliveira Machado, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás/UFG. Participante do Grupo de Estudos e pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Publicado
2022-03-24
Seção
Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio