A QUALIDADE NA OFERTA DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL: UM ESTUDO DE CASO
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11826Resumo
O presente artigo analisa a oferta das disciplinas semipresenciais implementadas na Universidade Estadual de Goiás (UEG) – campus Goianésia, no contexto da política de educação a distância (EaD) no Brasil. O estudo é resultado de pesquisa exploratória, documental e de campo, do tipo estudo de caso. O texto está estruturado em três partes. Na primeira, examina-se a temática da qualidade da educação a distância, destacando ser um tema e um debate em construção na área. Na segunda, contextualiza-se a educação a distância no Brasil, assim como as disciplinas semipresenciais nos cursos presenciais de graduação em perspectiva nos marcos legais do país. E, finalmente, apresenta-se os elementos que explicitam o caso estudado a partir de categorias de investigação: gestão acadêmica e administrativa; infraestrutura e tecnologias; docência; e, mediação pedagógica, focando no exame da oferta de carga horária a distância em cursos de graduação presencial. A pesquisa revelou a necessidade de uma avaliação mais ampla e crítica da política de EaD no caso estudado, bem como a necessidade de maior investimento em infraestrutura, tecnologias, qualificação e formação continuada de docentes e técnico-administrativos, visando melhorar a qualidade acadêmico-pedagógica no processo ensino-aprendizagem.
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