OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO PPGECM DA UFG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11823

Resumo

Pode-se entender a ciência e a tecnologia como produtos gerados da relação entre ser humano e natureza, a partir das condições concretas sociais que os circunscreve. Na sociedade capitalista, o desenvolvimento tecnológico é guiado por interesses de aumentar a produção e o consequente lucro. No âmbito educacional, as tecnologias, são apresentadas e reconhecidas por muitos como facilitadora do trabalho, de modo que, o domínio delas garante em si um salto qualitativo ao processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa busca compreender as bases teóricas que fundamentam as relações entre educação e tecnologias nas pesquisas sobre o ensino de ciências e matemática, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM da UFG). Para tanto, tem-se como concreto inicial a busca por dissertações no PPGECM-UFG que articulem as discussões sobre tecnologias e o ensino de Ciências e Matemática que foram publicadas na biblioteca da UFG até dezembro de 2020. Das pesquisas analisadas, 16 delas possuem fundamento em uma perspectiva Tecnocêntrica, enquanto cinco discutem as relações entre as tecnologias e educação sob uma ótica crítica, ou seja, não dicotomizam as relações entre os aparatos técnicos e o processo de ensino e aprendizagem. O fatalismo sobre a relação entre tecnologia e educação se refletem nas pesquisas quando afirmam que as tecnologias em si podem incentivar valores como coletividade, solidariedade e iniciativa pessoal e do grupo. Isto revela o caráter fetichizante com que as tecnologias são discutidas e apropriadas no âmbito educacional.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás

    Mestrando no Programa de pós-graduação de Educação em Ciências e matemática (PPGECM) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES no PPGECM. É integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). Tem experiência na área de educação, com ênfase nas relações entre educação e tecnologia, finalidades educativas e Educação a Distância (EaD).

  • Tiago Rodrigues do Prado

    Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2016). Desenvolve pesquisas na área ambiental com Indicadores de Sustentabilidade e Georreferenciamento de imagens. Professor de Biologia de Ensino Médio em escolas da rede privada de Goiânia - GO

  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - UFG. Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de estudos e pesquisas em didática (CEPED).

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio