OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO PPGECM DA UFG
Resumo
Pode-se entender a ciência e a tecnologia como produtos gerados da relação entre ser humano e natureza, a partir das condições concretas sociais que os circunscreve. Na sociedade capitalista, o desenvolvimento tecnológico é guiado por interesses de aumentar a produção e o consequente lucro. No âmbito educacional, as tecnologias, são apresentadas e reconhecidas por muitos como facilitadora do trabalho, de modo que, o domínio delas garante em si um salto qualitativo ao processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa busca compreender as bases teóricas que fundamentam as relações entre educação e tecnologias nas pesquisas sobre o ensino de ciências e matemática, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM da UFG). Para tanto, tem-se como concreto inicial a busca por dissertações no PPGECM-UFG que articulem as discussões sobre tecnologias e o ensino de Ciências e Matemática que foram publicadas na biblioteca da UFG até dezembro de 2020. Das pesquisas analisadas, 16 delas possuem fundamento em uma perspectiva Tecnocêntrica, enquanto cinco discutem as relações entre as tecnologias e educação sob uma ótica crítica, ou seja, não dicotomizam as relações entre os aparatos técnicos e o processo de ensino e aprendizagem. O fatalismo sobre a relação entre tecnologia e educação se refletem nas pesquisas quando afirmam que as tecnologias em si podem incentivar valores como coletividade, solidariedade e iniciativa pessoal e do grupo. Isto revela o caráter fetichizante com que as tecnologias são discutidas e apropriadas no âmbito educacional.
Copyright (c) 2021 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.