Educação a Distância em Tempos de Pandemia: implicações e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11717Resumo
Este texto objetiva apontar implicações da pandemia Covid-19 nas atividades didático-pedagógicas dos cursos da modalidade Educação a Distância, da Universidade XXX. Para isso, a pesquisa de abordagem qualitativa envolveu a aplicação de questionário eletrônico Survey junto às coordenações dos cursos em atividade no âmbito da Universidade Aberta do Brasil dessa Instituição de Ensino Superior, posteriormente analisados. Os dados indicaram que: as atividades presenciais foram reajustadas por meio de acompanhamento remoto; houve dificuldades dos(as) estudantes por conta da falta de equipamentos em suas residências, conexão e afins, a falta do atendimento realizado nos polos de apoio foi sentida, bem como fica evidenciada a influência do desajuste entre a demanda de trabalho doméstico e laboral, no sentido do oficializado, com a instituição do teletrabalho. As perspectivas apontadas vão no sentido da incorporação/aprofundamento de novas estratégias de mediação, via utilização das tecnologias digitais, nos processos formativos. Concluímos que há necessidade de debater a EaD no esteio da Educação OnLife, centrada nas relações humanas e que rejeite práticas de exclusão ou marginalização tecnológica.
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