Educação a Distância em Tempos de Pandemia: implicações e perspectivas

Resumo

Este texto objetiva apontar implicações da pandemia Covid-19 nas atividades didático-pedagógicas dos cursos da modalidade Educação a Distância, da Universidade XXX. Para isso, a pesquisa de abordagem qualitativa envolveu a aplicação de questionário eletrônico Survey junto às coordenações dos cursos em atividade no âmbito da Universidade Aberta do Brasil dessa Instituição de Ensino Superior, posteriormente analisados. Os dados indicaram que: as atividades presenciais foram reajustadas por meio de acompanhamento remoto; houve dificuldades dos(as) estudantes por conta da falta de equipamentos em suas residências, conexão e afins, a falta do atendimento realizado nos polos de apoio foi sentida, bem como fica evidenciada a influência do desajuste entre a demanda de trabalho doméstico e laboral, no sentido do oficializado, com a instituição do teletrabalho. As perspectivas apontadas vão no sentido da incorporação/aprofundamento de novas estratégias de mediação, via utilização das tecnologias digitais, nos processos formativos. Concluímos que há necessidade de debater a EaD no esteio da Educação OnLife, centrada nas relações humanas e que rejeite práticas de exclusão ou marginalização tecnológica.

Biografia do Autor

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Pós Graduada em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Pesquisadora participante do Projeto de Pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: regulação, qualidade e inovação em questão" pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora de temas relacionados a Educação; Educação a Distância (EaD); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Cultura Digital; 

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino Médio. Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, Instituto de Educação UFMT.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Publicado
2021-11-22
Seção
Dossiê Qualidade e Inovação da/na Educação: concepções, possibilidades e desafio