EDUCAÇÃO DOS SURDOS NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL
Palavras-chave:
Surdos. Educação. Teoria Sociocultural.Resumo
O presente texto trata da Educação dos Surdos e tem por objetivo conhecer conceitos sobre a cultura Surda, de modo a compreender, a partir das leituras de Vygotsky e de seus comentadores, as contribuições para pensar o Surdo e a sua educação. Para tanto, pauta-se metodologicamente na técnica bibliográfica, a partir das obras de Vygotsky e comentadores. Está estruturado em cinco partes: a) traça os caminhos metodológicos; b) apresenta uma abordagem conceitual da cultura Surda; c) realiza um retrospecto da Educação do Surdo no Brasil e mundo; d) discute as contribuições da teoria sociocultural para pensar o Surdo e a sua educação; e) trata das considerações finais. Constata-se que a Libras é uma das principais formas de mediação e compreensão do/com o meio, promulgando assim o crescimento cognitivo e afetivo, a otimização das relações interpessoais e a constituição da identidade e cultura Surda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.