REFLEXÕES ESCATOLÓGICAS NA POÉTICA ADELIANA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.10977Resumo
Uma das grandes preocupações que circundam o imaginário social encontra-se em um dos extremos da existência humana: a morte. Muitos filósofos, teólogos e literatos tentaram compreendê-la, sob diferentes perspectivas ao longo da história – e ainda hoje o fazem. Esse artigo apresenta o enfoque explorado pela poetiza Adélia Prado, que se apoia no tratado da Escatologia Cristã para alimentar a esperança na ressureição dos mortos e na vida eterna. Os suportes empregados na realização desta pesquisa foram as obras: Bagagem (2006) e Oráculos de Maio (2009), das quais foram selecionados poemas que contemplam a temática em pauta. A análise qualitativa desses textos, embasada na revisão de literatura, permitiu assegurar que, enviesada pela essência do sagrado cristão, a lírica adeliana conduz o leitor à um pensamento transcendente a respeito da morte, dissipando as trevas que recobrem essa aparente realidade derradeira. Essa simbiose entre Literatura e Teologia estimula a articulação entre áreas do conhecimento, necessária para a compreensão dos dilemas que afligem a humanidade, podendo, inclusive, servir de estratégia metodológica para a promoção de debates no componente curricular Ensino Religioso.
Palavras-chave: Literatura. Adélia Prado. Escatologia Cristã. Ensino Religioso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.