O IMPACTO DAS NARRATIVAS NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL

UMA ANÁLISE BAKHTINIANA

Autores

  • George Francisco Corona Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.10688

Resumo

Este estudo tem como objetivo colocar em evidência como uma política pública educacional brasileira foi seriamente impactada pela mudança de narrativa na alternância de governos, revelando que há ideologias que sustentam ações de combate à violência escolar alinhadas a tratados internacionais de Direitos Humanos e há ideologias que sustentam narrativas incompatíveis com estes mesmos tratados assinados pelo Brasil. A metodologia de pesquisa documental e a análise textual na perspectiva teórica do linguista Mikhail Bakhtin permitiu que se verificasse certas intenções e sentidos implícitos que emergiram dos enunciados proferidos pelas autoridades públicas e também como o contexto narrativo impacta diretamente na constituição das ações do poder público.

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Tema livre