Inclusão de pessoas com deficiência no Instituto de Ciências Humanas da UFJF:
discussões sobre acessibilidade arquitetônica e pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.10646Resumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada para o Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF) busca apresentar o processo de acolhida e permanência dos alunos com deficiência que estudam nas graduações do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais-ICH/UFJF. Nosso objetivo foi investigar as principais barreiras no processo de acolhimento e permanência dos alunos com deficiência, no ICH/UFJF. Através de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, buscamos traçar um panorama da acolhida e permanência dos alunos com deficiência matriculados em cursos de graduação no âmbito do referido instituto. Nosso intuito é propor reflexões sobre a importância de lutarmos por uma educação superior mais justa e inclusiva, haja vista que atualmente existem leis que garantem o acesso das pessoas com deficiência no ensino superior, mas é necessário efetivar a operacionalização dessas leis. O desenvolvimento conceitual tem por base autores que visam despertar reflexões e ações afirmativas como Chauí (2003), Mantoan (2003), Mendes (2006), Prieto (2006), Antunes (2012), Ramos (2010), Cabral e Santos (2017), dentre outros. Ao fim de nossa investigação, concluímos que as políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior começam a tomar forma, porém ainda é necessário um longo caminho a percorrer para que ações inclusivas efetivas façam parte da cultura universitária. Reestruturar espaços e consolidar ações educativas e de atendimento aos educandos são os pontos mais urgentes a serem tratados.
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