Inclusão de pessoas com deficiência no Instituto de Ciências Humanas da UFJF:

discussões sobre acessibilidade arquitetônica e pedagógica

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada para o Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF) busca apresentar o processo de acolhida e permanência dos alunos com deficiência que estudam nas graduações do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais-ICH/UFJF. Nosso objetivo foi investigar as principais barreiras no processo de acolhimento e permanência dos alunos com deficiência, no ICH/UFJF. Através de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, buscamos traçar um panorama da acolhida e permanência dos alunos com deficiência matriculados em cursos de graduação no âmbito do referido instituto. Nosso intuito é propor reflexões sobre a importância de lutarmos por uma educação superior mais justa e inclusiva, haja vista que atualmente existem leis que garantem o acesso das pessoas com deficiência no ensino superior, mas é necessário efetivar a operacionalização dessas leis. O desenvolvimento conceitual tem por base autores que visam despertar reflexões e ações afirmativas como Chauí (2003), Mantoan (2003), Mendes (2006), Prieto (2006), Antunes (2012), Ramos (2010), Cabral e Santos (2017), dentre outros. Ao fim de nossa investigação, concluímos que as políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior começam a tomar forma, porém ainda é necessário um longo caminho a percorrer para que ações inclusivas efetivas façam parte da cultura universitária. Reestruturar espaços e consolidar ações educativas e de atendimento aos educandos são os pontos mais urgentes a serem tratados.

Biografia do Autor

Karoline Machado Innocencio Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Caed/UFJF,

Técnica em assuntos educacionais pela UFJF

Amanda Sangy Quiossa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em História pela UFJF

Assistente de Dissertação do Caed/UFJF

Publicado
2022-01-10
Seção
Dossiê Formação de Professores, inclusão e Atendimento Educacional em Ambiente