(RE)CONSTRUTORES DO CORPO MIDIÁTICO DE JOVENS DO ARAGUAIA-TOCANTINS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: E O FENÔMENO DE OBJETIFICAÇÃO

E O FENÔMENO DE OBJETIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.10290

Resumo

RESUMO: Pesquisa realizada com 10 jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos de idade em Palmas e Vila Rica na região do Araguaia, sendo estes praticantes de exercício físico de musculação em academias. Estudo este que realizamos no Programa da Pós-Graduação em Educação (PPGE) em que objetivamos trata as (re)configurações de corpo de jovens nortistas no uso de produtos suplementares em suas práticas de exercícios de musculação em academia. Nossa temática se pauta em descrever o fenômeno de objetificação. A problematização se dá no entorno da questão de quais são os (re)construtores do corpo midiático de jovens nortistas praticantes de musculação? Metodologicamente trata-se de uma etnopesquisa realizada, conforme Macedo (2010) e de concepção fenomenológica Rocha e Maia (2017) em que busca o sentido, a (re)presentação, a descrição dos fenômenos, sejam eles sociais, culturais, educacionais. Nossos resultados perpassam pela discussão do fenômeno que elencamos e sinaliza para a objetificação de corpos jovens.

Biografia do Autor

  • Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    REFERÊNCIAS

    ABENUTRI, Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais. Simpósio câmara dos deputados e apoio da Abenutri, em Brasília. 2019. Disponível em http://www.abenutri.org/eventos/ acesso em 05 de agosto 2019. 

     

    BRANDÃO, H. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP,

    2002.

     

    COUTO, E. S. Corpos voláteis, corpos perfeitos. Salvador, BA: EDUFBA, 2012.,

     

    COUTO, E. S. GOELLNER, S. V. Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais. 2. Ed. Porto Alegre. UFRGS, 2009.

    COYLES, A. Análise do discurso. In: BREAKWELL, Glynis M.; HAMMOND, Sean; FIFE-SCHAW, Chris; SMITH, Jonathan. (Org.). Métodos de pesquisa em psicologia. Tradução de Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 362-381.

     

    COUTINHO, A. M. S.; O corpo dos bebes como lugar do verbo. In: ARROYO, M. G.; SILVA, M. R; Corpo infância, exercícios tensos de ser criança, por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 240278.

     

    HELDMAN, C. Sexual Objectification. Part 1: What is it? 2012. Disponível em https://carolineheldman.wordpress.com/2012/07/02/sexual-objectification-part-1-what-is-it/  acesso em: junho de 2019.

     

    MACEDO. R. S. Etnopesquisa Crítica Etnopesquisa-Formação. Brasília: Liber, 2010.

     

    RAGO, M. Cultura do narcisismo, política e cuidado de si. In: SOARES, C. (Org.). Pesquisa sobre o corpo: ciências humanas e educação. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 149-165.

     

    ROCHA, D.; MAIA, M.; A Pesquisa Implicada de Inspiração Fenomenológica para Estudo In Situ De/Com Sujeitos Sociais da Diversidade Sexual e de Gênero. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, Humaitá, v. 1. n. 1, p. 220-237, jul./dez. 2017.

     

    SANTANA, D. S.; LIMA, F. F.; CANÇADO, I. V.; WOODS, B. B.; OLIVEIRA, A. B. O.; MAYRINK, C. A. C.; CARVALHO, C. M.; FERNANDES, F.F.; Mitos e verdades sobre o uso de esteroides anabolizantes: um artigo de revisão. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 20, p. 51-54, 2010.

     

    SANT’ANNA, D. B. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, C.L. Corpo e História. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 3-24.

     

    SANTAELLA, L. Corpo e Comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulos, 2004.

     

    SIBILIA. P. Imagens de corpos velhos: a moral da pele lisa nos meios gráficos e audiovisuais. In: COUTO, Edvaldo Souza. GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.). O triunfo do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 145-160.

     

    VIELLA, M. A. L.: VENDRAMINI, C. R.; Consumindo corpos infantis e juvenis, o intricado fenômeno da exploração sexual comercial de crianças e jovens. In: ARROYO, M. G.; SILVA, M. R; Corpo infância, exercícios tensos de ser criança, por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 81-102.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Tema livre