TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: INTERPRETAÇÕES HISTÓRICAS E CONCEPÇÕES ATUAIS

Autores

  • Daiane Rodrigues Almeida Feevale
  • Rosemari Lorenz Martins FEEVALE
  • Lisiane Oliveira Menegotto Feevale

Palavras-chave:

Alfabetização. Escrita. Leitura. Métodos de Alfabetização.

Resumo

As práticas de alfabetização têm sido insuficientes para atender às demandas educacionais, tanto se pensarmos na realidade atual, quanto se nos voltarmos para a história da alfabetização no Brasil. Considerando as necessidades educacionais em acelerada transformação, este artigo tem como objetivo analisar os principais métodos de alfabetização utilizados no contexto brasileiro. Assim, o modo como as ideias centrais, referentes ao uso das teorias utilizadas no processo de alfabetização, vão sendo modificadas, acaba sendo o fio condutor para a justificativa do uso de um ou outro método de ensino. A opção pela pesquisa bibliográfica e pela abordagem qualitativa possibilitou o acesso aos métodos silábico, fônico e global bem como, ao conceito de letramento. As conclusões indicam que a união desses distintos aportes teóricos, utilizados em consonância, converge para o que hoje é visto como método misto de alfabetização.

Biografia do Autor

  • Daiane Rodrigues Almeida, Feevale

    Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE, Bacharel em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade LaSalle, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Metodista IPA, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Realizou Pós-Doutorado com pesquisa em formato de cooperação internacional entre as universidades Feevale(Brasil) e UAB(Espanha) voltada à análise das redes de apoio para jovens e adultos com Síndrome de Down. É formanda do curso de Psicologia da UNIFIN e professora convidada do Programa de Pós- Graduação em Psicopedagogia da FEEVALE. Tem experiência na área de intervenção e manejo de pessoas com défict cognitivo, envolvendo prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Mediação da aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão. Atende em consultório clínico particular na cidade Porto Alegre/RS.

  • Rosemari Lorenz Martins, FEEVALE

    Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Feevale (2024); Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos, em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana (2021) e em Mentoria docente (2023) pela Universidade Feevale; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. É Líder go grupo de Pesquisa LLETIS- Leitura, Letramentos, Tecnologias e Inclusão Social e integra o grupo de pesquisa Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar, autismo e variação linguística e ensino.

  • Lisiane Oliveira Menegotto, Feevale

    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Feevale, atuando no Curso de Psicologia e em Cursos de Pós-Graduação. É professora permanente do Mestrado em Psicologia e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo a prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, sobretudo, nos contextos clínico e escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área da Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2025-12-25

Edição

Seção

Tema livre