A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL COMPARADO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil. Ensino Fundamental.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar qualitativa da importância do lúdico em salas de aula tanto no Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. O interesse pelo tema de pesquisa se formou durante a etapa de estágio, quando surgiram questionamentos sobre essas possíveis diferenças. Nota-se que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) possuem salas coloridas com vários estímulos sensoriais, professores que cantam e fazem diversos projetos com as crianças, com vistas ao desenvolvimento sensório-motor delas. Em contrapartida, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são marcados pelo que autores como Le Bouch chamam de o silenciamento do corpo. O problema proposto é se essa suposta disparidade entre os dois níveis de ensino citados é determinante para o aprendizado? Aborda-se, como hipótese, a evidenciação de que a ausência do lúdico, na segunda fase, é expressivamente prejudicial ao processo de aprendizagem. A metodologia empregada neste estudo é a pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, com análise qualitativa das fontes. Espera-se, por resultados, a ampliação do debate em torno do tema e a evidenciação do lúdico como potente recurso de aprendizagem.
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