A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL COMPARADO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Ensino Fundamental.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar qualitativa da importância do lúdico em salas de aula tanto no Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. O interesse pelo tema de pesquisa se formou durante a etapa de estágio, quando surgiram questionamentos sobre essas possíveis diferenças. Nota-se que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) possuem salas coloridas com vários estímulos sensoriais, professores que cantam e fazem diversos projetos com as crianças, com vistas ao desenvolvimento sensório-motor delas. Em contrapartida, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são marcados pelo que autores como Le Bouch chamam de o silenciamento do corpo. O problema proposto é se essa suposta disparidade entre os dois níveis de ensino citados é determinante para o aprendizado? Aborda-se, como hipótese, a evidenciação de que a ausência do lúdico, na segunda fase, é expressivamente prejudicial ao processo de aprendizagem. A metodologia empregada neste estudo é a pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, com análise qualitativa das fontes. Espera-se, por resultados, a ampliação do debate em torno do tema e a evidenciação do lúdico como potente recurso de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Michele Alves Oliveira

    Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Sudoeste, Unidade de Quirinópolis (michelealvesoliveira0788@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo, UEG

    (Orientador) PHD em Educação (PUC GO, 2022). Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) (gilson.azevedo@ueg.br).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos