MODELOS DE GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS SOCIAIS,  PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação, Modelos de gestão

Resumo

A relação entre gestão escolar, gestão democrática e qualidade educacional é o tema principal deste artigo. Há diferentes dimensões que fazem parte da gestão escolar, como a relação interpessoal, os processos, aspectos administrativos, a formação dos profissionais da educação, o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes etc. As conexões entre estes temas compõem tanto o objetivo como principal foco do desenvolvimento deste trabalho. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre modelos de gestão escolar, problematiza-se perspectivas envolvendo suas características e relações com a qualidade educacional, com vistas à contribuição a este debate.

Biografia do Autor

  • Helciclever Barros da Silva Sales, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Atualmente, é docente substituto da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Campus Nordeste-Sede Formosa. Pós-Doutor em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Investiga as relações intermidiáticas da obra poética de Edgar Allan Poe com as outras artes. Também estuda a poética do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos em perspectiva comparada a outros contextos teatrais e dramatúrgicos internacionais. É Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Foi Coordenador-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep). Também foi Coordenador de Instrumentos de Avaliação da Coordenação-Geral do Enade (Daes/Inep). Atualmente atua como Coordenador Pedagógico do Saeb. Autor e Coautor de dezenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de literatura, teatro, cinema e educação. Faz parte de Comitês Científicos de Editoras e Revistas. Realiza pareceres para revistas científicas nacionais e internacionais nas áreas de literatura e educação. Tem publicações e produção de conteúdo na área de educação e direitos humanos

  • Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor da UEG e Pesquisador da Carreira de Pesquisa do Inep/MEC. Com 21 anos de experiência como professor. Doutor em Educação pela UnB e Mestre em Geografia pela UnB. Especialista em Filosofia e em Educação. Licenciado em Geografia e em Pedagogia pela UEG. Possui 48 artigos publicados em revistas científicas especializadas e 63 orientações de pesquisa concluídas. Membro atuante como pesquisador nos grupos de pesquisa Nepie/UFCAT e GEPAT/UnB.

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

    Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, atuando nas linhas de pesquisa Processo Educacional e Formação de Professores e Política, Gestão e Avaliação da Educação. Pesquisador Associado - Cátedra UNESCO Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP. Membro dos grupos de pesquisa Geografia, Literatura e Arte (USP) e Juventude, Educação e Sociedade (UCB/DF). Participação e coordenação de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuação e coordenação em formação de professores. Autoria, parecerista, atuação em organização, avaliação e curadoria de livros/capítulos acadêmicos e didáticos para graduação e pós-graduação e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Experiência nos seguintes temas: Geografia, Ciências Humanas, Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Geografia, Epistemologia , Metodologia de Pesquisa e Ontologia.

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Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos