FORMAS ALTERNATIVAS DE COMBATE AO RACISMO: RESENHA DO LIVRO “O NEGRO: DE BOM ESCRAVO A MAU CIDADÃO”?

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Bom escravo, Mau cidadão

Resumo

“O nengro: de bom escravo a mau cidadão”? é o título do livro de Clóvis Moura que resultou da compilação de três trabalhos sobre a escravidão negra. Composto por três partes todas interligadas ao título, tece uma crítica contundente à persistência de estruturas coloniais e escravistas na sociedade brasileira mesmo após a abolição. Publicado originalmente em 1977 e reeditado em 2021, pela Dandara editora, a obra objetiva-se a desconstruir a visão tradicional de “passividade” concebida ao africano negro na era do escravismo, demonstrando o papel ativo do negro no interior das lutas sociais no Brasil tanto para sua libertação quanto para a independência do Brasil.

Biografia do Autor

  • Carlitos Romão Tomé, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestrando em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado em Antropologia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique.

Referências

MOURA, Clóvis Steiger de Assis. O negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Dandara Editora, 2021

Publicado

2025-08-02

Como Citar

FORMAS ALTERNATIVAS DE COMBATE AO RACISMO: RESENHA DO LIVRO “O NEGRO: DE BOM ESCRAVO A MAU CIDADÃO”?. (2025). ReDiS - Revista De Direito Socioambiental (UEG), 3(1). //www.revista.ueg.br/index.php/redis/article/view/16848