Educação Física e lutas: um estado da arte sobre a produção científica em periódicos brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física, Escola

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a produção científica referente às Lutas no contexto escolar. É uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte em 17 periódicos brasileiros com recorte temporal de 1979 a 2024. Os resultados apontam que em geral os estudos foram realizados em contexto não escolar e que a maioria, se sustenta em dados empíricos, construídos a partir de questionários, entrevistas e observações, sendo exaltada uma natureza qualitativa quando comparada as pesquisas bibliográficas, dados que também foram encontrados e analisados, além do quantitativo por região do país. Os dados nos mostram que existem poucas pesquisas que analisam mais cuidadosamente as Lutas no contexto escolar. Por fim, os resultados evidenciam que as pesquisas relacionadas ao contexto escolar, em sua maioria buscam compreender formas de aplicar o conteúdo de Lutas nas aulas e as experiências docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-03-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Educação Física e lutas: um estado da arte sobre a produção científica em periódicos brasileiros. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 7, p. e20230003, 2025. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/15927.. Acesso em: 8 jun. 2025.