Desenhar e registrar: a criação coreográfica com crianças pequenas

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Construção coreográfica, Desenhos, Extensão universitária

Resumo

Refletir sobre as possibilidades de composição coreográfica para crianças é de extrema importância para gerar repertório de atuação dentro de uma possível manifestação da Ginástica para Todos (GpT): as coreografias. Nesse sentido, o seguinte trabalho busca apresentar uma proposta de construção coreográfica para crianças de três a cinco anos que tenha como base a criatividade, autonomia, protagonismo, participação e formação humana. Tal empreitada inicia nas atividades do Projeto de Extensão “Artes Circenses e Ginástica como possibilidade de formação de professores na UFPR” por meio de análise descritiva construída por meio de relato de experiência. A experiência apresentada é dividida em quatro momentos que convergem no desenhar como suporte para a composição coreográfica: Exploração e Vivência; Escolha de movimentos; Desenho e Registro; Ensaio. Desse modo, observa-se que a experimentação com posterior registro por desenhos pode se considerar um mecanismo viável que permite o estímulo ao protagonismo de cada criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21-04-2024

Edição

Seção

Ginástica para Todos: plantar, semear, cultivar

Como Citar

Desenhar e registrar: a criação coreográfica com crianças pequenas. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 6, p. e2024006, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14624.. Acesso em: 23 ago. 2025.