DA REALIDADE EM JOGO AO JOGO NA REALIDADE: OS GAMES COMO BALUARTES DA MUDANÇA SOCIAL
Palavras-chave:
Videogames, Jogos, Design, Jane McGonigal.Resumo
Essa resenha descreve e analisa o livro escrito por Jane McGonigal, intitulado “A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo”. Trata-se de uma obra que defende uma hipótese relativamente ousada e controversa: muito mais do que formas de entretenimento, os games são capazes de desencadear transformações sociais significativas, e no futuro contribuirão para a solução de vários problemas globais.
Downloads
Referências
(1) McGonigal J. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Bestseller, 2012.
(2) Csikszentmihalyi M. Fluir: uma psicologia dela felicidad. Barcelona: Editora Kairós, 2000.
(3) Gee JP; Hayes E.Language and learning in the digital age. New York: Routledge, 2011.
(4) Caillois R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.
(5) Huizinga J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008.