DA REALIDADE EM JOGO AO JOGO NA REALIDADE: OS GAMES COMO BALUARTES DA MUDANÇA SOCIAL

Autores

  • Gilson Cruz Junior Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Videogames, Jogos, Design, Jane McGonigal.

Resumo

Essa resenha descreve e analisa o livro escrito por Jane McGonigal, intitulado “A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo”. Trata-se de uma obra que defende uma hipótese relativamente ousada e controversa: muito mais do que formas de entretenimento, os games são capazes de desencadear transformações sociais significativas, e no futuro contribuirão para a solução de vários problemas globais.

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Biografia do Autor

  • Gilson Cruz Junior, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina
    Licenciado em Educação Física pela UFES, Mestre em Educação pela UFSC, atualmente é doutorando em Educação na UFSC.

Referências

(1) McGonigal J. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Bestseller, 2012.

(2) Csikszentmihalyi M. Fluir: uma psicologia dela felicidad. Barcelona: Editora Kairós, 2000.

(3) Gee JP; Hayes E.Language and learning in the digital age. New York: Routledge, 2011.

(4) Caillois R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.

(5) Huizinga J. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2008.

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Publicado

24-08-2013

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

DA REALIDADE EM JOGO AO JOGO NA REALIDADE: OS GAMES COMO BALUARTES DA MUDANÇA SOCIAL. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 174–179, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/1431.. Acesso em: 8 jun. 2025.