Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Para submeter seu texto, o (a) autor (a) deve se cadastrar no site da revista (http://www.praxia.ueg.br) e preencher todos os metadados solicitados.

Juntamente com o artigo, o(s) autor (res) deverá (ão) anexar também documentos suplementares: 

- Declaração de responsabilidade pela autoria e Termo de Transferência de Direitos Autorais.

- Imagens ou Ilustrações (quando for o caso).

1. FOCO E ESCOPO

A Revista Praxia é um periódico científico do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com publicação de fluxo contínuo. Tem por objetivo publicar e divulgar a produção científica em âmbito nacional e internacional, sobre temas atuais e abrangentes ligados à Educação Física, provenientes de estudos e pesquisas de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa. O caráter da revista é interdisciplinar e plural, o que permite receber diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas relacionadas a área da Educação Física. 


2. SEÇÕES

Os textos devem ser submetidos à uma das seguintes seções:

  1. Artigos Originais: tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas, que apresentam dados originais ou que atingiram resultados conclusivos com significativa contribuição para a área. Podendo ser tanto pesquisas de caráter experimental, como também pesquisas descritivas ou compreensivas relacionadas à estudos de diferentes objetos e fenômenos.  
  2. Artigos de Revisão: tem como objetivo apresentar trabalhos que realizaram consistente revisão de literatura ou apresentam ensaio teórico sobre um determinado tema, com a finalidade de destacar novas problematizações, reflexões e interpretações que agregem ao debate acadêmico já produzido.
  3. Resenha: tem como objetivo divulgar trabalhos que se preocuparam em produzir uma análise crítica sobre obras de grande relevância, como livros, filmes, peças e demais produtos ligados à área acadêmica ou artística. De modo que, tal análise, apresente importante contribuição para a revista e para a área acadêmica a qual ela se vincula. 
  4. Dossiê: tem como objetivo apresentar Artigos Originais ou Artigos de Revisão, que atentam a uma temática específica e estabelecida pelo Conselho Editorial

 De acordo com a análise dos editores, o texto submetido pode ser redirecionado para outra seção da revista.


3. REGRAS PARA SUBMISSÃO

  • Os textos devem obrigatoriamente ser submetidos pelo sistema da revista (OJS). Não serão recebidos textos enviados por e-mail.
  • A estrutura e formação dos textos devem estar de acordo com as normas e orientaçãos apresentadas nas Diretrizes para Autores.
  • Os textos devem ser submetidos no Formato Word com extensão doc ou docx., com ausência de qualquer elemento de identificação de autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo, para garantir a avaliação às cegas do trabalho. (Acesse AQUI as orientações para limpar as propriedades do seu arquivo Word)
  • O arquivo do texto submetido deve ser nomeado com o título. 
  • Poderão ser submetidos e publicados textos em língua portuguesa ou estrangeira - inglês ou espanhol.
  • No preenchimento dos METADADOS, além do(s) nome(s) do(s) autor(es), título do artigo, resumo (máximo de 150 palavras), palavras-chave (até 4 termos) e área do conhecimento, devem ser apresentados e-mails e afiliação do(s) autor(es), respeitando a seguinte ordem: Nome da Instituição por extenso. Cidade, sigla do Estado, País. 
  • Ainda na inclusão de METADADOS, no campo Agências de fomento, deve ser informado se o trabalho contou com auxílio financeiro e a origem (agência de fomento) do auxílio, quando este for o caso.
  • O(s) autor(es) devem assinar o Termo de Transferência de Direitos Autorais, que consta também na etapa de preenchimento dos METADADOS, no inicio do processo de submissão do artigo. 
  • O texto apresentado deve ser original e inédito. Não deve estar em processo de avaliação para publicação em outra revista, como também não deve ter sido publicado em qualquer repositório com registro de ISSN ou ISBN.
  • Revisão ortográfica obrigatória e de reponsabilidade do (s) autor (es).
  • Os arquivos para submissão devem estar formatados conforme as orientações descritas nestas diretrizes para autores.
  • A Praxia - Revista on line de Educação Física da UEG avaliará de modo simultâneo no máximo 2 artigos do mesmo autor ou coautor. Sendo este quantitativo também o número máximo de artigos de um mesmo autor ou coautor que poderão ser publicados a cada ano na revista.
  • Cada artigo não poderá ultrapassar o limite 6 (seis) autores/coautores (1 autor e 5 co-autores).

Os trabalhos que não atenderem estas regras não avançarão para as etapas de avaliação, e serão devolvidos para os autores. 


4. ESTRUTURA DO TEXTO (CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O TEMPLATE QUE DEVE SER UTILIZADO PARA SEGUIR AS NORMAS E REGRAS DE FORMATAÇÃO)

4.1. Normas, Fonte e Parágrafo

- O texto deve obedecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):  apresentação de artigos (ABNT NBR 6023/2018); Informação e documentação - Referências - Elaboração (ABNT NBR 6023); Representação e formatos de tempo - Datas e horas (ABNT NBR 5892:2019); Resumos (ABNT NBR 6028/2003); Numeração das seções de um documento (ABNT NBR 6024/2003); Informação e documentação - Citações em documentos (ABNT NBR 10520); Apresentação de originais (ABNT NBR 12256). 

- Os textos de Artigos Originais ou Artigos de Revisão devem conter no mínimo 4.500 palavras e no máximo 6.000 palavras, incluindo títulos, resumos e palavras-chave. As referências não serão contadas no tamanho do artigo.

- Os textos de Resenhas devem conter o mínimo de 1.500 palavras e o máximo de 1.800 palavras, incluindo os textos de títulos e referências.

- O texto deve ser redigido em Times New Romam, tamanho 12.

- O espaçamento entre linhas, nos parágrafos e entre os parágrafos, deve ser 1,5.

- Onde houver citação direta superior a 3 linhas, notas de fim e apresentação das referências (no final do texto), o espaçamento entre linhas deve ser simples, tal como determina as normas da ABNT (NBR 6023/2018).

- A primeira linha de cada parágrafo deve apresentar entrada de 1,25.

- Layout da página: 3 cm para margens superior e esquerda; 2 cm para margens inferior e direita; papel A4; modo retrato.

4.2. Título e Resumo

Sequencialmente o texto deve apresentar:

- Título em português, formatado em maiúsculo (caixa alta), fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado e espaçamento simples.

- Título em inglês, formatado em maiúsculo (caixa alta), fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado e espaçamento simples.

- Título em espanhol, formatado em maiúsculo (caixa alta), fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado e espaçamento simples.

- Resumo: texto em português; deve ser claro, objetivo e informativo, capaz de apresentar ao leitor os objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Não deve ultrapassar o limite de 150 palavras. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, justificado.

- Palavras-chave: apresentar até quatro termos que estejam diretamente relacionados com a temática do artigo, separados por ponto (Ex: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. Palavra 4) - Solicita-se o uso de descritores vinculados às Ciências da Saúde (DeCS), que podem ser verificados e identificados no site http://decs.bvs.br.

- Abstract: texto do resumo reproduzido e traduzido para o inglês. Não deve ultrapassar o limite de 150 palavras. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, justificado.

- Keywords: termos apresentados nas palavras-chave, traduzidos para a língua inglesa. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, justificado.

- Resumen: texto do resumo reproduzido e traduzido para o espanhol. Não deve ultrapassar o limite de 150 palavras. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, justificado.

- Palabras clave: termos apresentados nas palavras-chave, traduzidos para a língua espanhola. Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, justificado.

Obs: as regras para apresentação de Resumos e Palavras-chave (incluindo língua estrangeira) valem apenas para textos de Artigos Originais e Artigos de Revisão. A exigência não deve ser seguida para Resenhas. 

4.3. Corpo do Texto

- No seu desenvolvimento o texto pode estar estruturado por seções, utilizadas para organização e exposição do texto.

- No seu desenvolvimento, o texto deve prezar pela exposição de elementos como: Introdução; Fundamentação teórica; Aspectos metodológicos; Análise e discussão; Conclusões. No entanto, os autores são livres para nomear tais elementos da forma como julgarem necessário para o artigo. 

- Como mencionado anteriormente, o texto deve estar formatado com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, justificado.

- Entre o título (ou subtítulo de uma seção) e o parágrafo deve haver uma linha (enter) de espaço.

- A primeira linha de cada parágrafo deve apresentar entrada de 1,25.

- Os autores devem adequar as citações diretas e indiretas às normas da ABNT.

- Quando necessário, no texto os autores podem inserir e apresentar notas de fim. E estas notas devem ser apresentadas com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples, justificado.

- Quando for o caso da pesquisa apresentada no artigo ter sido submetida à aprovação em Comitê de Ética, explicitando ter cumprido com os padrões de ética de pesquisa, esta informação deve ser apresentada em nota de fim, sem qualquer número ou dado que gere a identificação de autoria.

- Na primeira vez em que no texto for apresentado nomes de organizações e entidades conhecidas, estas devem estar com o nome completo, seguido da sua sigla entre parênteses.
Assim, numa próxima ocorrência, basta utilizar a sigla novamente. Exemplos: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Conselho Nacional de Educação (CNE); American College of Sports Medicine (ACSM).

- Números de 1 a 10 devem ser escritos por extenso.

- Termos e palavras em língua estrangeira devem receber o destaque em itálico, assim como as expressões et al e In.

- Se houver a apresentação de gráficos ou tabelas, estes não podem ser apresentados como imagens, pois todo o conteúdo deverá fazer parte também da contagem de palavras.

- Qualquer tabela, quadro ou ilustração (gráficos, fotos, etc.) devem apresentar uma visualização perfeita, e corresponder às normas exigidas para todo o texto com relação a fonte e ao tamanho da fonte.

- Todas as formas de tabelas, quadros ou ilustrações devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com título apresentado na parte superior, e fonte na parte inferior. 

4.4. Referências

- As referências devem ser apresentadas com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples, uma linha (enter) entre as referências, no formato justificado.

- O título REFERÊNCIAS deve ser alinhado à esquerda. E entre o título (REFERÊNCIAS) e a primeira referência apresentada deve haver uma linha (enter) de espaço.

- Sempre que necessário apresentar URLs (endereços e sites de internet), e estas estiverem disponíveis para acesso, devem ser apresentados nas referências.

- A lista de referências que serão apresentadas ao final do texto deve conter todos os textos e documentos citados, ordenados alfabeticamente e apresentados conforme as normas da ABNT (NBR 6023/2018). 

- Todos os autores que estiverem entre as referências devem ser apresentados por meio do sobrenome e nome completo.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR NO TEMPLATE ALGUNS EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS PARA ORIENTAR O PROCESSO DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS. 


5. SUBMISSÃO

A submissão do texto do artigo deve ocorrer por meio do site da revista (www.praxia.ueg.br).

Além do próprio texto, o (a) autor (a) deve preencher corretamente os metadados exigidos. E caso no texto contenham imagens ou ilustrações digitais, além destas permanecerem inseridas no próprio artigo artigo, devem ser enviadas como documento suplementar, num arquivo separado. 

Qualquer problema técnico ou dúvida, entrar em contato atra´vés do e-mail praxia@ueg.br


6. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO TEXTO

Todas as etapas avaliativas podem ser acessadas AQUI, no detalhamento do processo de avaliação adotado pela revista. 


7. DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL


Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Formato Word com extensão doc ou docx.
  • Revisão ortográfica obrigatória e de reponsabilidade do (s) autor (es)
  • Os arquivos para submissão devem estar formatados conforme as orientações descritas nas Diretrizes para Autores
  • A Praxia - Revista on line de Educação Física da UEG avaliará de modo simultâneo no máximo 2 artigos do mesmo autor ou coautor. Sendo este também o número máximo de artigos de um mesmo autor ou coautor que poderão ser publicados a cada ano.
  • Cada artigo não poderá ultrapassar o limite 6 (seis) autores/coautores.
  • A contribuição é original e inédita, e não pode estar submetida à avaliada para publicação em revista.

Artigos Originais

  • Artigos Originais: tem como objetivo divulgar pesquisas inéditas, que apresentam dados originais ou que atingiram resultados conclusivos com significativa contribuição para a área. Podendo ser tanto pesquisas de caráter experimental, como também pesquisas descritivas ou compreensivas relacionadas à estudos de diferentes objetos e fenômenos.  

Em caso de dúvidas, verifique o tópico Diretrizes para autores

Artigos de Revisão

  • Artigos de Revisão: tem como objetivo apresentar trabalhos que realizaram consistente revisão de literatura ou apresentam ensaio teórico sobre um determinado tema, com a finalidade de destacar novas problematizações, reflexões e interpretações que agregem ao debate acadêmico já produzido.

Em caso de dúvidas, verifique o tópico Diretrizes para autores

Artigos Acadêmicos e Relatos de Experiência

  • Artigos acadêmicos e relatos de experiência (máximo de 12 laudas): com objetivo de divulgar as pesquisas realizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós graduação (lato sensu e stricto sensu), nos quais atingiram resultados conclusivos e de relevância, e com significativa contribuição para a área. O artigo deve ser estruturado em: resumo, abstract (em inglês), introdução, materiais e métodos, incluindo aprovação pelo comitê de ética em que foi avaliado, resultados, discussão, conclusão e referências. O número de referências não deverá exceder a 20. O texto será digitado no formato Word 97-2003 ou superior, com letra Times New Roman 12, espaço 1,5 e margens de 3 cm. O artigo deve obedecer às normas de formatação de referências organizadas em conformidade com o modelo Vancouver, ou seja, listadas na ordem de entrada no corpo do texto.

Resenhas

  • Resenha: tem como objetivo divulgar trabalhos que se preocuparam em produzir uma análise crítica sobre obras de grande relevância, como livros, filmes, peças e demais produtos ligados à área acadêmica ou artística. De modo que, tal análise, apresente importante contribuição para a revista e para a área acadêmica a qual ela se vincula. 

Em caso de dúvidas, verifique o tópico Diretrizes para autores

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail, neste site, serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Voltar para o topo da página