QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO HUMANO

Autores

  • Daniela Gallon Correa
  • Claudio Joaquim Borba-Pinheiro
  • Estélio Henrique Martin Dantas

Palavras-chave:

Envelhecimento, qualidade de vida, políticas públicas

Resumo

Em um país em que se evidencia o crescimento de uma população da terceira idade, é fundamental que políticas públicas sejam desenvolvidas e implementadas para manutenção de sua qualidade de vida. Representando um percentual considerável que hoje é capaz de contribuir de forma significativa com o sustento da família, a terceira idade no Brasil tem se mostrado pró-ativa e disposta a se reintegrar no mercado de trabalho, aumentando sua autonomia e resgatando sua independência assim como sua auto-estima, à medida que seu grau de socialização torna-se mais intenso. Nesse sentido, cabem aos poderes público e privado estabelecer condições de infra-estrutura que favoreçam a realização plena das atividades a que estão inseridos os idosos. Transporte público adequado, áreas de lazer, hospitais com profissionais capacitados no atendimento especializado, entre outros.

A presente revisão de literatura tem por objetivo mostrar a inserção da qualidade de vida no processo de envelhecimento, bem como seus desafios e perspectivas para um Brasil onde se evidencia tal fenômeno social, no qual há necessidade de mobilização da sociedade em prol do atendimento dos idosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

20-02-2013

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO HUMANO. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–52, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/892.. Acesso em: 18 maio. 2024.