Contribuições dos estudos culturais e pós-coloniais para as relações étnico-raciais no currículo da Educação Física escolar

Autores

  • Catiana Nery Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Estudos Culturais, Estudos Pós-coloniais, Relações étnico-raciais

Resumo

Este artigo é um recorte teórico de uma pesquisa de doutorado em andamento e discute as contribuições dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais para as relações étnico-raciais no currículo da Educação Física Escolar. Visa refletir sobre a descolonização do currículo e o enfrentamento das desigualdades raciais estruturais. Utilizamos abordagem teórico-analítica e interpretativa para compreender o currículo como prática social e política, permeada por disputas ideológicas e produção de identidades (Sacristán, 2000; Silva, 1999; Hall, 1997). Os resultados apontam que o currículo da Educação Física Escolar ainda privilegia uma perspectiva eurocêntrica, silenciando culturas e corpos negros. Defende-se a implementação do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Física Escolar e a necessidade de um currículo antirracista, plural e transformador, comprometido com a justiça social, a formação continuada de professores e a construção de uma escola democrática e equitativa, capaz de combater o racismo, o preconceito e as desigualdades no ambiente escolar e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

23-12-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Contribuições dos estudos culturais e pós-coloniais para as relações étnico-raciais no currículo da Educação Física escolar. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 7, p. e2025013, 2025. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/16791. Acesso em: 29 jan. 2026.