A Educação Física na Educação Infantil: desafios formativos e artesanias possíveis no trabalho do(a) professor(a) com as crianças pequenas

Autores

  • Francisco Jardel Paim de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karoline Hachler Ricardo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Ética do Cuidado

Resumo

Este ensaio teórico analisa e discute a dimensão ética do cuidado na docência em Educação Física com bebês e crianças pequenas no âmbito da Educação Infantil. Nessa direção, identificamos três pontos chaves: (i) Artesanias possíveis na/para a docência em Educação Física na Educação Infantil; (ii) Professores/as de Educação Física na Educação Infantil: desafios formativos; (iii) Tempos e Espaços na Educação Infantil: possibilidades e limites nas intervenções de professores(as) de Educação Física. Compreendemos que, para que os encontros de Educação Física sejam mutuamente significativos para as crianças e para os/as professores/as, é necessária a ressignificação dos ambientes e tempos institucionais, de modo a privilegiar proposições que considerem as potencialidades e temporalidades de bebês e crianças. Assim, a docência em Educação Física na Educação Infantil ganha contornos artesanais, em que a qualidade do fazer bem, o tempo reflexivo e a ética do cuidado são elementos fundamentais à vida cotidiana no interior da instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-09-2025

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

A Educação Física na Educação Infantil: desafios formativos e artesanias possíveis no trabalho do(a) professor(a) com as crianças pequenas. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 7, p. e2025007, 2025. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/16459. Acesso em: 11 set. 2025.