Repensar a Educação Física escolar: diálogos com Inger Enkvist

Autores

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Diretivismo pedagógico, Abordagens não diretivas, Educação tradicional

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade refletir, a partir da obra de Inger Enkvist “Repensar a Educação”, sobre a relação existente entre o papel do professor de EF escolar e os modelos pedagógicos. Temos percebido que a EF tem convivido com discursos na área da educação que minimizam o papel do professor no que se refere à condução do processo educativo. Essa visão atribui o papel de protagonista ao aluno e pode levar ao entendimento contrário à de abordagens teóricas, que se contrapõem à modelos mais intervencionistas. Como metodologia foi realizada revisão de literatura, caracterizando uma pesquisa eminentemente qualitativa, com viés das Ciências Humanas. Com a disputa por espaço no currículo, em função da implantação da BNCC, a EF tem uma clara necessidade de revisar sua relevância e especificidade para a formação dos alunos.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Repensar a Educação Física escolar: diálogos com Inger Enkvist. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 6, p. e2024014, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14963.. Acesso em: 1 maio. 2025.