Por uma apoteose que revele características culturais na Ginástica para Todos: as pipas na Noite Brasileira da XVII Ginastrada Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v6i0.14500

Palavras-chave:

Evento, Ginástica, Festival, Brinquedo

Resumo

Este relato apresenta o processo de criação, composição e divulgação da coreografia de apoteose Pipas, apresentada na Noite Brasileira da XVII Ginastrada Mundial, realizada de 30 de julho a 6 de agosto de 2023, em Amsterdã (Holanda). Nossas reflexões emergiram da experiência vivida por três mediadores com papel central no desenvolvimento da coreografia. O processo de composição perpassou a inspiração da ideia, a escolha dos materiais e da música, a decisão pelos movimentos utilizados, a apresentação da ideia aos grupos brasileiros que participariam dos eventos, o ensaio e a apresentação. Para sistematização do estudo, foi realizada uma análise documental, a partir de fotos e vídeos de todo o processo, além das memórias dos autores. Pipas encerrou a Noite Brasileira, com cerca de 210 ginastas brasileiros, revelando as possibilidades da Ginástica Para Todos (GPT) pela inclusão de todos e todas na composição, sem perder de vista aspectos culturais do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

14-03-2024

Edição

Seção

Ginástica para Todos: plantar, semear, cultivar

Como Citar

Por uma apoteose que revele características culturais na Ginástica para Todos: as pipas na Noite Brasileira da XVII Ginastrada Mundial. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 6, p. e2024001, 2024. DOI: 10.31668/praxia.v6i0.14500. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14500.. Acesso em: 23 ago. 2025.