Práticas corporais de aventura, educação ambiental e Educação Física escolar: o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.14485

Palavras-chave:

Esportes radicais, Licenciatura em Educação Física, Práticas pedagógicas, Educação Física na escola

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a produção acadêmica sobre as práticas corporais de aventura e educação ambiental na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado da arte, realizada por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O levantamento de dados aconteceu entre março e abril de 2023, no qual foram incluídas publicações realizadas até o final de 2022, sendo selecionadas 17 pesquisas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados apontaram dois temas de estudo, sendo eles: “a implementação de propostas pedagógicas com as práticas corporais de aventura e a educação ambiental na Educação Física Escolar” e “práticas corporais de aventura, educação ambiental e formação inicial em Educação Física. Conclui-se que muitos(as) professores(as) estão tematizando as PCAs e a educação ambiental nas aulas de Educação Física Escolar e esse tema é pouco explorado na formação inicial em Educação Física.

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Publicado

07-12-2023

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Práticas corporais de aventura, educação ambiental e Educação Física escolar: o estado da arte. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023010, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.14485. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14485.. Acesso em: 17 maio. 2024.