Práticas corporais de aventura, educação ambiental e Educação Física escolar: o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.14485Palavras-chave:
Esportes radicais, Licenciatura em Educação Física, Práticas pedagógicas, Educação Física na escolaResumo
O objetivo desse estudo foi analisar a produção acadêmica sobre as práticas corporais de aventura e educação ambiental na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado da arte, realizada por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O levantamento de dados aconteceu entre março e abril de 2023, no qual foram incluídas publicações realizadas até o final de 2022, sendo selecionadas 17 pesquisas. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados apontaram dois temas de estudo, sendo eles: “a implementação de propostas pedagógicas com as práticas corporais de aventura e a educação ambiental na Educação Física Escolar” e “práticas corporais de aventura, educação ambiental e formação inicial em Educação Física. Conclui-se que muitos(as) professores(as) estão tematizando as PCAs e a educação ambiental nas aulas de Educação Física Escolar e esse tema é pouco explorado na formação inicial em Educação Física.