A epistemologia no campo da Educação Física brasileira: desenvolvimento e nuances

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/praxia.v5i0.14259

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Física, Movimento Renovador

Resumo

Este artigo objetiva investigar o desenvolvimento e as nuances presentes na compreensão da epistemologia no campo da Educação Física brasileira. Infere-se que os intelectuais clássicos da Educação Física brasileira levantaram questões epistemológicas que contribuíram para o desenvolvimento epistemológico do campo. Contudo, a "profissionalização" da epistemologia só ocorre após o advento do Movimento Renovador, quando a discussão epistemológica começa a ser mais mobilizada, tornando-se uma temática elementar nos principais periódicos da área, em congressos e com a formação de um Grupo de Trabalho Temático (GTT) no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte voltado à epistemologia. Pondera-se, por fim, que a produção do campo parece estar trabalhando com a noção de atividade epistemológica, pois ela possibilita compreender a natureza do conhecimento produzido e, sobretudo, apontar limites e possibilidades que podem fazer a Educação Física brasileira avançar em sua prática científica, pedagógica e função social.

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Publicado

07-12-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A epistemologia no campo da Educação Física brasileira: desenvolvimento e nuances. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 5, p. e2023009, 2023. DOI: 10.31668/praxia.v5i0.14259. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/14259.. Acesso em: 20 maio. 2024.