JOGOS OLÍMPICOS: UM ESPETÁCULO DE ENTRETENIMENTO MIDIATIZADO
Palavras-chave:
Entretenimento, Jogos Olímpicos, Mídia.Resumo
Este artigo situa os Jogos Olímpicos como um espetáculo de entretenimento midiatizado, isto é, a centralidade que a mídia assume nos usos e nas vivências, do espaço e do tempo na vida das pessoas. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfica a partir de materiais de domínio cientifico, primordiais tanto para a coleta de dados quanto para realizar a análise do objeto de estudo; e pesquisa documental, via análise da mídia impressa “Folha de S. Paulo”, sobretudo, entre o período de 1991 a 2012. Como procedimento de interpretação, utilizamos análise de conteúdo. Em síntese, procuramos demonstrar que os Jogos Olímpicos trata-se de um exemplo singular da mundialização do entretenimento midiatizado, um fenômeno planetário de controle ideológico da sociedade capitalista, transformado em mercadoria para a satisfação imediata do público, rentável para a indústria do entretenimento e estruturadora da ideologia capitalista.
Downloads
Referências
BRUGGEMANN, Angelo Luiz et al. Folha de São Paulo: um jornal a serviço (da copa) do Brasil. In: Pires, Giovani de Lorenzi (org.). O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: registros de agendamento para 2014 na cobertura midiática da Copa da África do Sul. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. p. 67-115.
BONIN, Jiani Adriana. Nos bastidores da pesquisa: a instância metodológica experienciada nos fazeres e nas processualidades de construção de um projeto. In: MALDONADO, Alberto Efendy; GUTERRES, Aline (orgs.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: Olhares, Trilhas e Processo. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 21-40.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p.295-316.
MALDONADO, Alberto Efendy. Práxis teórico/metodológica da pesquisa em comunicação: fundamentos, trilhas e saberes. In: MALDONADO, Alberto Efendy; GUTERRES, Aline (orgs.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: Olhares, Trilhas e Processo. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 271-294.
MARIN, Elizara. O oficio da pesquisa: processos do fazer. In: MALDONADO, Alberto Efendy; GUTERRES, Aline (orgs.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: Olhares, Trilhas e Processo. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 65-90.
MAY, Tim. Pesquisa Social. Questões, métodos e processos. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 288p.