MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA.

Autores

  • Alfredo Feres Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília
  • Margarete Zambeli Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília
  • Guenther Almeida Instituto Federal de Goiás - Campus de Inhumas Faculdade de Educação Física - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Mediação, Educação à Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação Física.

Resumo

O presente estudo analisa a mediação pedagógica, a interação, as diferentes possibilidades midiáticas e a organização das disciplinas do curso de Educação Física à Distância da Universidade Federal de Goiás configuradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Moodle”. Para tanto, realizou-se um estudo de caso a partir das mensagens postadas pelos orientadores acadêmicos e estudantes na ferramenta “Fórum” deste AVA. O tratamento dos dados foi realizado com o método de análise de conteúdos, que possibilitou o agrupamento das mensagens por Unidades de Contexto, tanto para as mensagens dos orientadores acadêmicos quanto para as postadas pelos estudantes. A pesquisa concluiu que o curso investigado, no tocante à “mediação” e “interação” dos sujeitos, não conseguiu romper com o velho modelo das escolas de correspondência, fortemente caracterizado pelo baixo diálogo e por poucas possibilidades dos usos de recursos midiáticos e das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alfredo Feres, Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília

    Faculdade de Educação Física

    Universidade de Brasília

  • Margarete Zambeli, Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília

    Faculdade de Educação Física

    Universidade de Brasília

  • Guenther Almeida, Instituto Federal de Goiás - Campus de Inhumas Faculdade de Educação Física - Universidade de Brasília
    Instituto Federal de Goiás - Campus de Inhumas
    Faculdade de Educação Física -Universidade de Brasília

Referências

Referências

(1) LUDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed.EPU, 2005.

(2) FRANCO, MLP. Análise do conteúdo. Brasília, 2ª edição: Líber Livro Editora, 2008.

(3) BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

(4) SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas, SP. Autores Associados, 2005.

(5) GOIÁS. Universidade Federal de Goiás. Projeto Político-pedagogico do curso de licenciatura em Educação Física na modalidade à distância. Goiânia, 2006. Disponível em http://www.ufg.br/fef.

(6) TELES, L. A aprendizagem por e-learnig. IN: Litto, F.M; Formiga, M. M. M. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Perason Education do Brasil, 2009.

(7) SKINNER, B F. Tecnologia do Ensino. São Paulo: Herder e Edusp, 1972.

(8) DUARTE, N. A Escola de Vigotski e a Educação Escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. In: Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.

(9) MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

(10) FEENBERG, A. A fábrica ou a cidade: qual é o modelo de educação a distância via web? IN: NEDER, R (Org.) A teoria critica de Andrew Feenberg: racionalização democrática poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/CDS / UnB / Capes, 2010.

Downloads

Publicado

24-08-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA À DISTÂNCIA. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 98–117, 2013. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/1412.. Acesso em: 17 maio. 2024.